Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Autor de “Comportamento Inadequado” vence Prémio Nobel da Economia 2017

 

ComportamentoInadequeado.jpg

 

Acaba de ser atribuído ao norte-americano Richard H. Thaler o Prémio Nobel da Economia 2017. A Real Academia das Ciências sueca justificou a escolha de Thaler pelas suas contribuições para a “economia comportamental”. De realçar que, no final do ano passado, a editora Actual, do Grupo Almedina, lançou “Comportamento Inadequado”, uma obra onde o nobel da Economia tenta responder à pergunta “e se mudássemos o modo como pensamos acerca da Economia, de nós próprios e do mundo?”.

 

A Real Academia das Ciências sueca acaba de atribuir a Richard H. Thaler o Prémio Nobel da Economia 2017 pelo seu trabalho sobre a Economia e o comportamento humano. Importa destacar que, no final do ano passado, foi lançada em Portugal uma obra do autor que nos revela como é que a análise económica comportamental abre novas formas de olharmos para o mundo em questões do dia-a-dia: “Comportamento Inadequado”.

 

Richard H. Thaler é um economista que estuda economia comportamental e finanças, com interessa especial em psicologia e tomada de decisões. Dedicou toda a sua carreira ao estudo de uma noção que parece radical: os agentes centrais da Economia são os seres humanos, pessoas previsíveis e propensas a erros.

 

Comportamento Inadequado é, neste sentido, uma tentativa séria do autor de recuperar uma disciplina académica que deve ter os pés assentes na terra para mudar o modo como pensamos acerca de Economia, de nós próprios e do mundo.

 

É sabido que a Economia tradicional é feita de intervenientes racionais, no entanto, no início da sua carreira, Thaler demonstrou que não agimos em função da razão. Pelo contrário, assemelhamo-nos mais a uma espécie de robôs quando fazemos coisas tão simples como comprar um relógio, vender bilhetes para um concerto ao qual não podemos ir, e tantas outras situações recorrentes do dia-a-dia, em que, por norma, cedemos aos preconceitos e tomamos decisões que se afastam da racionalidade e da razoabilidade.

 

Reunindo descobertas recentes da Psicologia humana com uma compreensão mais prática de incentivos de mercado e de comportamento, esta obra de Richard H. Thaler ilumina os leitores relativamente à tomada de decisões mais inteligentes num mundo cada vez mais incompreensível.

 

Comportamento Inadequado revela-nos, assim, como é que a análise económica comportamental abre novas formas de olharmos para o mundo em questões tão díspares como a vida doméstica, o modo como vemos televisão, abrimos um escritório novo, concebemos projetos pessoais ou profissionais e até como criamos alguns negócios alternativos semelhantes à Uber. Está à venda nas livrarias portuguesas com o pvp de 19,90€.