Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

AVEIRO :: Residências Artísticas STEAM

Processo de candidatura aberto até dia 12 de setembro

 

Residências Artísticas STEAM

A partir do dia 6 de agosto, até ao dia 12 de setembro, estão abertas as candidaturas para as “Residências Artísticas STEAM”. Este programa, que se enquadra no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City, decorrerá durante o ano letivo 2021/2022 e destina-se a artistas e entidades do setor criativo e/ cultural.

As “Residências Artísticas STEAM” surgem com o objetivo de ligar o setor criativo e cultural ao trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Aveiro na sua estratégia de Educação STEAM, promovendo o desenvolvimento de conteúdos artísticos com recurso à metodologia STEAM, envolvendo artistas, docentes e alunos no mesmo projeto criativo.

Tal como Aveiro, candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027, também a cidade finlandesa de Oulu – Capital Europeia da Cultura em 2026 – desenvolverá de forma concertada e cooperativa o mesmo processo criativo. Esta ação surge num contexto de colaboração europeia, numa primeira fase com as cidades de Oulu e Edimburgo, com o intuito de constituir num futuro próximo, uma rede de cidades europeias de partilha de conhecimentos e experiências na área da Educação STEAM.

Artistas, entidades culturais e recreativas e até micro e pequenas empresas poderão candidatar-se às “Residências Artísticas STEAM”, basta que tenham em comum o requisito único de já ter desenvolvido trabalhos na área artística e criativa e que desenvolvam ou pretendam desenvolver atividade artística com recurso à metodologia STEAM. As candidaturas deverão ser efetuadas em formato digital, através do email aveirotechcity@cm-aveiro.pt.

Com este programa, a Câmara Municipal de Aveiro, através da iniciativa Aveiro Tech City, pretende também enfatizar a importância da exploração do “A” das ARTES neste processo, avançando com conteúdos de liderança artística e criativa, mantendo o conceito holístico da utilização integrada das restantes áreas.

Após a fase de candidaturas, a 24 de setembro será divulgada a entidade selecionada. Entre outubro de 2021 e maio de 2022, seguir-se-á a implementação do projeto com todos os envolvidos, em estreita articulação com outra cidade europeia Oulu, onde se incluem viagens, contactos periódicos e partilha de experiências. A apresentação dos resultados finais e o intercâmbio realizar-se-á entre maio e junho de 2022.