Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Bailado 'O Primo Basílio' | 13 de novembro, 21H30, Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro

view.jpg

 

Depois da  apresentação, em  Nova Iorque, Alvin Ailey Theater, no primeiro trimestre de 2020, o bailado 'O Primo Basílio', regressa aos palcos nacionais a 13 de novembro de 2021, pelas 21H30, no Cine-Teatro de Alcobaça - João D'Oliva Monteiro.  Eespectáculo  no âmbito da 7ª edição do Festival Books & Movies de Alcobaça.

‘O Primo Basílio’, uma das mais notáveis obras literárias de Eça de Queirós é um bailado em II atos, graças à iniciativa de Solange Melo e Fernando Duarte, diretores artísticos de Dança em Diálogos. As fascinantes personagens criadas pelo escritor, aliadas ao seu estilo único e inconfundível, constituíram o ponto de partida para um espetáculo de dança que se pretende intenso, dramático e transversalmente cativante.

Incorporando uma linguagem que alia a estética neo-clássica à dança contemporânea, ‘O Primo Basílio’ alude assim à reinvenção da fórmula de bailado narrativo, aliando à criação coreográfica um desenho cénico de cariz minimalista.

Deste modo, o romance transcende a fronteira literária, fazendo despertar o interesse em descobrir a obra de Eça de Queiroz e valorizando também o património musical português, através de um suporte musical com base nas obras de Luis de Freitas Branco e de Fernando Lopes Graça.