Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Barbie ganha evento nacional inédito e une gerações na EXPONOR

Screen%20Shot%202016-05-16%20at%2016_26_59.png

 

A boneca mais icónica do mundo está de viagem e tem estadia marcada na Feira Internacional do Porto, durante três semanas. A missão é desta vez tudo menos secreta: vai envolver a pequenada e as famílias numa completa Barbie Experience. “Tu podes ser o que quiseres. Barbie” é o nome do evento que, na EXPONOR, abrirá infinitas possibilidades de diversão. Conhecidos estilistas e designers nacionais associaram-se à ocasião e estão a criar novos visuais para a personagem, a revelar no acontecimento. O mundo de fantasia arranca no Dia Mundial da Criança (1 de junho).

 

Está a ser um ano de muitas mudanças e novidades para a boneca mais famosa do globo. Depois de ganhar novas curvas e estaturas, diferentes tons de pele e outros rostos, o brinquedo que une gerações há 57 anos – e que surgiu há semanas nos cinemas com uma nova aventura - tem agora um evento nacional que pretende transportar famílias inteiras para uma inédita Barbie Experience.

A Organização, a cargo da KiKai Eventos, em parceria com a Mattel Portugal, chamou-lhe “Tu podes ser o que quiseres. Barbie”. E ela não só respondeu à chamada como transformará a EXPONOR – Feira Internacional do Porto na sua casa temporária, de 1 a 19 de junho. São esperados cerca de 20 mil visitantes.

«Quando uma boneca faz capa de uma revista como a Time é porque conseguiu ser… mais do que uma simples boneca! O universo de fantasia construído pela marca em torno da Barbie colocou a mulher sempre em domínios e profissões à frente do seu tempo. E, pouco a pouco, a realidade acabou por dar razão a este vanguardismo. Trata-se, portanto, de uma personagem emblemática da cultura global(izada) ocidental, que transmite uma mensagem de capacitação para todas as crianças do mundo»,fundamenta Sara Marçal, diretora de marketing da Mattel Portugal.

Ora, foi precisamente para «fazer justiça a este lastro de empowerment através da brincadeira», que, diz José Manuel Costa, diretor da KiKai, foi idealizado um «acontecimento integrado e dinâmico», como se de um «tapete rolante de experiências se tratasse», sempre com o colorido da Barbie em pano de fundo.

«O evento apelará mais às meninas, mas, em vários cenários criados, desafia o envolvimento de pais e meninos. Há diversão para todos», sublinha o responsável da KiKai.

“Tu podes ser o que quiseres. Barbie” propõe, assim, uma montanha russa de atividades e um sem número de iniciativas e passatempos (todos gratuitos após a entrada), convidando as crianças a entrar nos mundos da Barbie Atleta, Agente Secreta, Dreamtopia, Profissões (Ginasta, Chef de Cozinha, Veterinária, Bombeira e Marinheira) e Fashionista (ver Informações Adicionais, em anexo).

 

Estilistas lusos vestem Barbie, Eugénio Campos cria joias

Este último módulo ocupará o interior da galeria circular da EXPONOR (a mais bonita) e, para além de receber uma mostra de Barbies vestidas por estilistas internacionais, exibirá também as propostas dos congéneres portugueses Katty Xiomara, Micaela Oliveira, Elsa Barreto, Júlio Torcato e da cooperativa Aliança Artesanal – Lenços de Namorados, que aceitaram o desafio da Organização do evento e criaram roupas à medida.

O joalheiro Eugénio Campos associou-se igualmente à oportunidade e apresentará peças idealizadas especificamente para a boneca.

O espaço terá ainda a funcionar o aparato típico do ambiente dos desfiles de moda (com camarim e toucadores, nos bastidores, e palco), com o intuito de reproduzir - a quem se inscrever (via Facebook, site e no próprio local) – mais uma experiência profissional.

 

Barbie faz recolha solidária de brinquedos

Animação não faltará, e por entre Cinema & Pipocas (com alguns dos últimos filmes da Barbie), ateliês de pintura, leitura e dança, karaoke, tablets, maquilhagem e pintura facial, e muitos jogos, haverá ainda tempo para a Organização promover uma angariação de brinquedos do Universo Barbie para crianças necessitadas da região (com o apoio de uma instituição de solidariedade social), convidando igualmente os visitantes a trazer bonecas, adereços e afins que já não usem.

Mas, Tu podes ser o que quiseres. Barbie não se ficará por aqui…

Mais info em anexo.