Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Bicicletas, Magic Carpets, canetas, brocas, martelos, linhas e couros são os ingredientes para um mês bem passado na Casa da Memória de Guimarães

 

05B2A4FD-4B0B-4C5B-AE0F-4A20FC167939.png

 

Em outubro, esperamos que as folhas caiam e começamos em busca de locais acolhedores antecipando os dias em que o frio ou a chuva comecem a espreitar. E a Casa da Memória de Guimarães (CDMG) está sempre pronta a acolher todos os queiram entrar e participar nas suas atividades. Este mês é de noc noc em Guimarães, e este festival – que convida artistas de diferentes áreas para apresentarem o seu trabalho em diversos espaços do centro da cidade – também bate à porta da Casa da Memória, que acolhe a dupla de designers Alexandre Kumagai e Maria Bruno Néo, que irá conceber a sinalética dos espaços que integram o roteiro deste ano. Na CDMG, a programação de outubro arranca no dia 06 com um Guia de Visita em duas rodas, com Carla Rocha e Paula Mendes, da GetGreen, a levarem-nos pela cidade em dia de Guimarães noc noc. Até ao dia 20, é ainda possível ver as intervenções e instalações artísticas de Hermionne Allsopp e Ida Blazicko, no âmbito do projeto e plataforma europeia Magic Carpets. No Domingos em Casa deste mês, vamos “Curtir o nosso Mapa” no dia 21, numa oficina criada e dirigida por Francisco Neves para toda a família.

 

No primeiro sábado do mês de outubro, a CDMG organiza o primeiro Guia de Visita em duas rodas. Se Guimarães desperta agora para o uso e fruição da bicicleta, há já muito tempo que Carla Rocha e Paula Mendes apostam na utilização pessoal, profissional e educativa deste meio de transporte. Impulsionadoras e entusiastas da mobilidade ciclável, são fundadoras da GetGreen – que desde 2013 se dedica a um sem número de atividades relacionadas com a bicicleta, da formação de ciclistas urbanos aos percursos turísticos. Antigas alunas da Universidade do Minho, Carla Rocha e Paula Mendes são as Guias de Visita de outubro da Casa da Memória, propondo uma deriva ciclista pela cidade em dia de Guimarães noc noc, associando-se a CDMG, mais uma vez, a esta iniciativa. A participação nesta atividade é gratuita e direcionada a todas as idades, estando apenas limitada ao espaço existente.

 

Até ao dia 20 de outubro, a Casa da Memória é um dos espaços alvo das intervenções e instalações artísticas de Hermionne Allsopp e Ida Blazicko, resultantes de um projeto colaborativo de pesquisa, interação e residência artística com a comunidade de Trás de Gaia e S. Gualter, entre julho e agosto, tendo como referência os rituais e costumes dos lavadouros públicos. A ação, levada a cabo pela Ideias Emergentes | Contextile 2018, em parceria com a Casa da Memória de Guimarães, insere-se no projeto e plataforma europeia Magic Carpets (envolvendo 13 países e 13 parceiros europeus, 2018-2021), cujo objetivo é promover a mobilidade de artistas e curadores emergentes e o trabalho com as comunidades locais. Desta forma, fomentam-se novas relações com a comunidade e outras leituras sobre o território e o pensamento artístico e criativo em torno do têxtil.

 

Como habitualmente, o penúltimo domingo do mês traz-nos uma nova oficina para toda a família. No Domingos em Casa de outubro, dia 21, às 11h00, vamos “Curtir o nosso Mapa”, como quem diz, vamos cartografar memórias e revisitar o mapa dos lugares que cada um tem dentro de si. De forma livre e criativa, com caneta, broca, martelo e picador. E linha, se preciso for. Através de desenho em superfície de couro, cruzam-se técnicas tradicionais com linguagens artísticas, aludindo à importância da indústria dos curtumes na cidade de Guimarães. Recordamos que, no penúltimo domingo de cada mês, a Casa da Memória procura diferentes interpretações para factos históricos, tradições, lendas, pessoas, lugares ou objetos, que se encontram no espaço expositivo para, no aconchego da Casa, promover encontros entre famílias, amigos, gerações, artistas e artesãos e, em conjunto, criar labirintos, inventar histórias, usar barro, linha ou papel, fazer comida, música e promessas, com as mãos, a cabeça e o corpo todo. Esta oficina, criada e dirigida por Francisco Neves, é dirigida a maiores de 8 anos e tem o custo de 2,00 euros, sendo sujeita a inscrição prévia até ao dia 18 de outubro através do telefone 253424700 ou do e-mail mediacaocultural@aoficina.pt.

 

De forma permanente, a Casa da Memória convida-nos igualmente a explorar a exposição “Território e Comunidade”, onde podemos encontrar histórias, documentos, factos e objetos que permitem conhecer diferentes aspetos da comunidade vimaranense. Na CDMG, é também possível realizar Visitas Orientadas e Oficinas Criativas ao longo de todo o ano, sujeitas a marcação com, pelo menos, uma semana de antecedência, através de telefone 253424700 ou e-mail mediacaocultural@aoficina.pt.

 

A CDMG encontra-se aberta de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. Aos domingos de manhã, a entrada é gratuita. A programação pode ser consultada em www.casadamemoria.pt.