Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Bienal Fotografia Porto: Troque uma memória por sementes de flores

A decorrer até 2 de julho de 2023, na cidade do Porto,

 

Atividade da Bienal Fotografia do Porto “Semente de Empatia” propõe a troca de uma memória por sementes de flores

 

No seguimento do tema da 3ª edição da Bienal Fotografia do Porto - “Actos de Empatia”, vai estar a decorrer até ao dia 2 de julho, uma atividade de participação espontânea no Coreto do Jardim da Cordoaria, que propõe a cada visitante deixar uma memória ou desejo de um ato de empatia e em troca poder levar sementes de flores melíferas.

image001 (2).jpg

Fotografia © Pedro Sardinha

 

A atividade “Semente de Empatia” foi desenvolvida pelo Coletivo ARiSCA para a Bienal’23 Fotografia do Porto, contando com um gesto interventivo que propõe o lançamento de uma mistura de 12 espécies anuais de sementes em terrenos baldios, parques ou jardins abandonados, em espaços verdes ou numa paisagem despida. Estas sementes são de fácil cultivo e podem ser semeadas de fevereiro até meio de agosto, diretamente no solo de um local com boa exposição solar. Para além de promover o embelezamento da paisagem, esta ação permite alimentar as abelhas, borboletas e outros insetos polinizadores.

 

Até ao final da 3ª edição da Bienal Fotografia do Porto, este ato de empatia estará aberto ao público, de forma gratuita, no Coreto do Jardim da Cordoaria, de quarta a sexta-feira, das 14h30 às 17h30 e de sábado a domingo, das 15h30 às 18h30, exceto dia 24 de junho que se encontra encerrado. O procedimento consiste em escolher uma tira de papel e escrever uma memória ou um desejo de um ato de empatia, suspender esse papel na rede e levar para casa um embrulho de sementes com instruções que explicam dois métodos para fazer bombas de sementes. Após seguir essas instruções e ter a bomba de sementes pronta, basta escolher um local para a lançar e tirar fotografias para partilhar com a Bienal.

 

Um pequeno gesto interventivo de atirar uma bomba de sementes para embelezar a cidade que pretende potenciar o empoderamento e a mudança.