Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

“Biomimesis: o desenho inspirado na natureza” em exposição no Roca Lisboa Gallery

A partir de 13 de outubro, o Roca Lisboa Gallery irá receber a exposição “Biomimesis: o desenho inspirado na natureza”, que já esteve em exibição em Londres e Barcelona. A natureza como fonte de inspiração é o mote para esta exposição que aborda a criação de novos conceitos de design em conjunto com as suas formas e funções.

Em “Biomimesis: o desenho inspirado na natureza” são exibidas imagens da natureza que servem não só como referência para levar a cabo projetos decorativos, mas também para a criação de projetos atrativos, eficazes e sustentáveis.

 

image007 (3).jpg

 

 

A exposição divide-se em cinco partes:

  • Forma Formas com um propósito: O design industrial copiou muitas formas naturais. Estas formas são facilmente identificáveis por quem visita a exposição, como por exemplo a forma de um bico de ave ou a figura hexagonal de um favo de mel. A biomimética permite que os produtos de design possuam características como menor resistência, maior eficiência, força e funcionalidade.
  • Função A natureza resulta: Fornecendo a base de inspiração para a criação de projetos eficazes, práticos e vantajosos, são muitos os designers de produto, arquitetos e engenheiros que encontram na natureza soluções eficientes.

As referências de inspiração para estes profissionais são ilimitadas, podendo encontrar em qualquer objeto, desde telefones móveis e radares ao vestuário e vidro, conceitos para a criação de uma próxima geração de design excecional.

  • Sistema Sistemas naturais cíclicos e eficientes: o ciclo da água A água presente na Terra é constante. Inalterada. Continentes, oceanos e a atmosfera são os principais reservatórios a partir dos quais a água circula e é constantemente reutilizada. Estes são processos cíclicos, eficientes, sincronizados e ligados. Se os processos de produção observarem estes princípios, os impactos ambientais serão reduzidos significativamente.
  • Futuro

Desafios futuros do biomimetismo: Em todo o mundo, a pesquisa está a ser realizada em novos produtos biomiméticos para enfrentar os desafios do futuro da humanidade: mobilidade, energia e iluminação. Protótipos e projetos   inspirados pela natureza formarão soluções inovadoras que irão transformar o modo como vivemos; desde o movimento vertical à geração de energia a partir da luz solar; as possibilidades são infinitas.

  • Estética A natureza é ela: o número sem fim de formas, cores e estruturas de que a natureza se orgulha também permite que os designers tenham inspiração puramente estética. Tomando a natureza como valor de aparência, os criadores emulam o próprio aspeto da mesma em produtos de design para demonstrar sua beleza crua e a sua atratividade intrínseca.

Mantendo o compromisso com o mundo do design, a Roca é consciente do potencial da natureza como fonte de inspiração na criação de desenhos, projetos e outros elementos. Exemplo disso é o edifício do Roca London Gallery, projetado por Zaha Hadid, que se inspirou na água como um elemento transformador para recriar o efeito de efusão quando esta flui. 

O design português inspirado pela natureza

Na exposição estão presentes dois exemplos portugueses que demonstram como a natureza e a sua fisionomia podem originar projetos inovadores.

image011.jpg

 

  • Cadeira Shell - Branca Lisboa, coleção de Marco Sousa Santos

Inspirada na concha de Nautilus (Nautilus pompilius), esta obra congrega a natureza e a tecnologia, incorporando tradição e modernidade. Esta peça desenhada faz parte da marca Branca Lisboa, uma nova coleção de produtos e acessórios, criada por Marco Sousa Santos.

  • LZR X Suit (enquadrado na área do Hidrodinamismo), desenvolvido pela Speedo e Petratex

image008.jpg

 

 
  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tendo como referência a pele de tubarão (Squaliforms), este fato de competição assente nas características de um animal permite a redução da fricção e turbulência, facilitando a que os nadadores deslizem na água de forma mais eficaz.

Esta revolucionária peça apresenta um tecido leve e duradouro, permitindo um melhor movimento e uma posição estável dentro de água, devido à semelhança com a textura hidrofóbica da pele de tubarão.

Este fato será utilizado em competição nos Jogos Olímpicos de 2016, que terá lugar no Rio de Janeiro, Brasil.

 

Na inauguração estarão presentes Ana Villagordo, co-comissária da exposição, e o designer Marco Sousa Santos, em representação da marca Branca Lisboa e autor da cadeira Shell, que estará em exibição no Roca Lisboa Gallery.

 

Créditos da exposição:

Organização: Roca S.A.

Conceito, layout e curador: ERF, Estudi Ramon Folch & Associates, SL

Design Gráfico e Produção: Roca S.A. ; Roca Lisboa Gallery

3D design: Ricard Borràs. 

Impressões 3D: Centro de Visión por Computador (University of Barcelona)

Produção: Brandsmartinho

 

Agradecimentos:

BioGlow LLC

Dunlop

John Combs

Luis Eslava

Institute Technology (MIT)

Massachusetts

Media Lab - Fotografia

Marco Sousa Santos - Branca Lisboa

Mike Thompson, Pax Scientific Inc.

Petratex

PT Polimer Tecnic SLU

Shutterstock

Speedo

Sto Iberica SLU

Velcro Companies

 

Para assistir à inauguração, inscreva-se gratuitamenteaqui.A entrada é gratuita com possibilidade de visita de segunda a sábado.

 

Esta é mais uma das ações promovidas pelo Roca Lisboa Gallery, palco de iniciativas culturais nas mais diversas áreas, muitas das quais em parceria com instituições de arte, design, arquitetura e fotografia.

 

Localização: Roca Lisboa Gallery, Praça dos Restauradores 46, 1250-188 Lisboa

Horário: Segunda a sexta: 10.00 h – 19.00h

Sábado: 10.00 – 17.00 h

Encerrado ao domingo