Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

BONECOS DE SANTO ALEIXO| BIBLIOTECA PÚBLICA DE ÉVORA

image001.jpg

 

Depois de uma passagem pelo concelho de Arraiolos, o Cendrev apresenta, mais uma vez na Biblioteca Pública da cidade, os Bonecos de Santo Aleixo. Os espectáculos decorrem de 15 a 20 de Dezembro, de segunda a sábado, sempre às 18:30 horas. Do reportório a apresentar destacamos o “Auto do Nascimento do Menino Jesus” e o “Passo do Barbeiro”, estas peças integram o reportório tradicional, transmitido à “família” de bonecreiros do Cendrev pelo Mestre António Talhinhas que com eles trabalhou durante mais de quarenta anos.

Michel Giacometti referia-se aos bonecos nos seguintes termos: “Os Bonecos de Santo Aleixo pertencem a um tipo que é antepassado de toda a espécie, se bem que as actuais figuras de pau não sejam senão a cópia, datando apenas de 1940, dos modelos originais de que se conservam os caracteres arcaicos até na movimentação executada quase exclusivamente por meio de um varão. Na verdade, nada se conhece comparável a este espectáculo, pelo menos na Europa Ocidental, onde as famosíssimas marionetas que sobrevivem na Bélgica e na Sicília não possuem a tal ponto estas qualidades de rigor e fantasia na expressão, nem tão pouco esta virtude rara de salutar agressividade.”

As práticas artísticas continuadas e consequentes são determinantes para o desenvolvimento cultural dos povos e, se essas práticas enquadrarem também matrizes da nossa própria identidade, os processos de trabalho ganham, seguramente, sentidos redobrados uma vez que se preserva a memória colectiva, ou seja, o nosso património cultural.

As marionetas ocupam mais uma vez lugar de destaque no meio dos livros, esta acção é uma parceria entre o Cendrev e a Biblioteca e conta com o apoio do INALENTEJO, no âmbito do projecto Bonecos de Santo Aleixo – Um Património a Preservar.

O PASSAPORTEATRO, na versão estudante e também na versão assinatura, é válido para estes espectáculos. As reservas podem ser feitas através do telefone 266 703 112 e têm de ser levantadas uma hora antes de cada sessão, os bilhetes podem ser adquiridos no Teatro Garcia de Resende ou na Biblioteca Pública.

 

 

Cendrev - Centro Dramático de Évora

Teatro Garcia de Resende

Praça Joaquim António de Aguiar

7000-510 Évora

Portugal

Telefone: (00351) 266 703 112

Fax: (00351) 266 741 181

site: www.cendrev.com