BONS SONS 2017 DE CORAÇÃO CHEIO
Ainda se ouvem os últimos ritmos da noite no Palco Aguardela enquanto chega ao fim a oitava edição do BONS SONS. Esta edição contou com uma afluência do público de 32.500 visitantes para assistirem aos 41 concertos programados nos palcos de música do BONS SONS, num total de 181 artistas em palco. A estes, ainda se soma o Auditório, com programação que envolveu 3 espectáculos de artes performativas, 2 sessões de curtas-metragens e 1 projecto para um filme; o Armazém, com 8 sessões de música para bebés; o Palco Garagem – com 15 concertos espontâneos promovidos pelos visitantes do festival.
41 concertos
181 artistas
15 concertos espontâneos no Palco Garagem
14 actividades paralelas
32.500 visitantes
122 jornalistas e fotógrafos
350 voluntários
Cem Soldos é BONS SONS e a ligação forte do festival com os habitantes, nesta edição, foi o mote de uma série de iniciativas como os 44 vídeos de apresentação individual dos artistas, os 6 pequenos espectáculos instantâneos “Agora, Aqui!” a partir das janelas dos moradores, as visitas-guiadas dos miúdos da aldeia e o saco de boas-vindas dos artistas personalizado pelas famílias cem-soldenses. Os habitantes foram os protagonistas também dos vídeos de sensibilização do público para comportamentos ambientalmente responsáveis, projectados nos ecrãs dos palcos antes dos concertos.
A ambição do BONS SONS era tornar-se um festival mais ecológico e familiar onde todos conseguissem ser parte da Aldeia de forma sustentável. Estamos de coração cheio por ter conseguido.
O sucesso das actividades paralelas, pensadas para toda a família, ficou patente na adesão do público que esgotou as vagas, mesmo depois de se abrirem algumas sessões extraordinárias. Houve música para bebés, crianças e futuras mamãs; passeios, aulas e contadores de histórias com os 4 burros de Miranda; oficinas de construção de instrumentos musicais e de orquestra tradicional. Os jogos do Helder tiveram igual êxito com 20 geringonças desafiantes animadas apenas pela força humana.
Ecologicamente falando, além das acções implementadas nas edições anteriores, este ano há um total de 4 medidas com apoio financeiro do programa “Sê-lo Verde”: a instalação de torneiras redutoras de caudal, a instalação de casas de banho secas no parque de campismo, eco-vídeos de sensibilização para boas práticas ambientais e actividades educativas dirigidas aos mais novos. Destaca-se, este ano, também no plano ambiental, a eliminação definitiva dos copos descartáveis de cerveja e refrigerantes. Esta iniciativa uniu serviços do festival, espaços concessionados bem como os restantes cafés e lojas da aldeia. A juntar-se à habitual caneca de metal, estiveram em circulação mais de 8.000 copos reutilizáveis. Houve uma grande diferença que se sentiu no espaço do recinto a mostrar maior limpeza e menos resíduos espalhados. Para tal também contribuíram os mais de 200 cinzeiros portáteis.
A cobrir o evento, 122 jornalistas e fotógrafos acompanhados pela a equipa de comunicação do Festival, fizeram eco do BONS SONS 2017. Esta edição só foi possível graças ao esforço de mais de 350 voluntários, 95 dos quais a virem de fora da aldeia para ajudarem às estruturas e serviços. A preparação do evento faz-se com antecedência. Por exemplo, ao longo do ano, a mestria das mãos das avós de Cem Soldos deu origem às quase 600 Tixas do merchandising, bem como aos corações de BONS SONS que são feitos com aproveitamento das aparas de tecido usado na manufactura das Tixas. Acrescem a estes produtos as 1.500 flores e bandeirolas que trouxeram a alma ao bar central do Palco Eira.
O BONS SONS está agradecido a todos os que fizeram parte do maior e mais eclético evento da música portuguesa. Cem Soldos vai começar já a preparar a próxima edição. Contamos consigo.