Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Braga recebe Festival Política para debater a Europa

4.jpg

 

O Festival Política chega pela primeira vez a Braga durante os dias 9, 10 e 11 de Maio e todas as actividades são de entrada gratuita. Após três edições em Lisboa, o evento, que este ano é dedicado à Europa, arranca a 9 de Maio, Dia da Europa, às 15h00, com o comissário europeu Carlos Moedas, que terá uma conversa com os cidadãos sobre o projecto europeu e as ameaças que enfrenta.

Criado em 2017, o Festival Política tem como objectivo envolver a sociedade civil e fomentar o debate em torno da política através de debates, performances, concertos, filmes, workshops e actividades para famílias. Em ano de eleições europeias, o festival procura chegar a um maior número de participantes, promovendo uma maior consciência política e social, sobretudo nas gerações mais novas.

Durante a apresentação do Festival, que decorreu esta Sexta-feira, 3 de Maio, no gnration, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, referiu que este tipo de eventos são muito importantes para aumentar a participação dos cidadãos na vida política da Europa, do país e das suas Cidades. “Em Braga temos vindo a desenvolver diversas iniciativas no sentido de aproximar os cidadãos da vida activa das comunidades em que estão inseridos. Este é um trabalho que tem especial ênfase nas camadas mais jovens da população que, actualmente têm à sua disposição diversas ferramentas para se fazerem ouvir e até concretizarem os seus projectos”, garantiu o Autarca, acrescentando que para Braga “é uma honra receber as comemorações do Dia da Europa”.

Rui Oliveira Maques, co-fundador do projecto, afirmou que “a cidade de Braga tem-se afirmado cada vez mais e revelado uma população com grande interesse político, incluindo as gerações mais novas. Faz assim sentido o Festival crescer para o norte do país nesta cidade para combater as elevadas taxas de abstenção que nas últimas eleições europeias atingiram 66,2 por cento em Portugal”. “O Festival Política vai ser uma montra e um laboratório do poder da cidadania na reformulação da identidade europeia, contribuindo para tornar inteligível o próximo caminho da UE num mundo inegavelmente multicultural e interdependente”, completou Bárbara Rosa, co-fundadora do festival.

A programação deste ano está já disponível em www.festivalpolitica.pt. Tendo como palco o gnration, entre as 19 actividades programadas para Braga destaca-se um espectáculo-lição de História, onde o humorista Hugo van der Ding promete fazer uma viagem pelos preconceitos europeus e sobre as várias personagens que ajudaram a escrever a História do continente (10 de Maio, 22h15). A humorista Cátia Domingues irá também dinamizar um workshop sobre como o humor ajuda a combater a discriminação e o discurso de ódio (9 de Maio, 18h30).

Haverá também a inauguração da instalação “Free Entrance”, na Avenida Central, junto ao monumento João Paulo II. Trata-se de uma obra de Pedro Pires que constituiu uma metáfora sobre a ideia de Europa fortaleza (9 de Maio, 16h30). O Festival irá apresentar o filme “The Trial: The state of Russia vs Oleg Sentsov”, sobre o opositor declarado da anexação da Crimeia pela Rússia, Oleg Sentsov, entretanto preso na Sibéria e que foi premiado com o Prémio Sakharov atribuído pelo Parlamento Europeu (9 de Maio, 17h).

Outro dos atractivos será um speed dating, cara-a-cara com representantes dos grupos parlamentares com assento na Assembleia da República. Durante cinco minutos cada cidadão poderá apresentar, individualmente, uma queixa, proposta ou sugestão a um deputado (10 de Maio, 17h30).

Também a Bracarense Sofia Saldanha irá apresentar “No escuro e à escuta” (11 de Maio, 18h30). Trata-se de um documentário sonoro sobre a censura e a propaganda em Portugal durante os anos da ditadura. Nesse mesmo dia às 21h30, Rogério Nuno Costa, actor e encenador que também tem desenvolvido o seu trabalho na região, apresenta “Terceira Via”, uma conferência-performance que ficcionaliza um partido político, um guru espiritual e uma ideia mais ou menos espectacular de comício, para falar de uma terra prometida.

Toda a programação do Festival Política está disponível no site do Município de Braga em: http://bit.ly/2WpAwy4