Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Braga: Uma exposição imperdível | "Nocturnos de La Ventana" de Rafa López | Entrada livre

 

Nocturnos de La Ventana - shair.jpg

 

“Nocturnos de la Ventana” é uma alusão plástica ao poema de Federico Garcia Lorca

SHAIRART ACOLHE PRIMEIRA EXPOSIÇÃO

INTERNACIONAL DE RAFA LÓPEZ

A galeria shairart, em Braga, tem patente até 6 de janeiro, a primeira exposição internacional de Rafa López. O artista plástico espanhol expõe “Nocturnos de la Ventana”, em alusão ao poema homónimo de Federico Garcia Lorca. Comissariada por Helena Mendes Pereira, curadora da shairart, a mostra que reporta à cultura hispânica na sua dimensão ampla e de território mundo, inaugura numa altura em que o país vizinho atravessa um período de grande instabilidade política.

A literatura espanhola é inspiração maior para a primeira exposição internacional de Rafa López. Helena Mendes Pereira acredita até que se estende muito para além daquele poema de Lorca. “A dimensão mágica e utópica de Nocturnos de la Ventana de Lorca, poema escrito no período de residência de estudantes, em 1923, com os companheiros Salvador Dali (1904-1989) e Luis Buñuel (1900-1983), entre outros, é um reflexo revivalista no qual, ainda que inconscientemente, Ráfa Lopez me parece respirar”. A curadora da shairart defende, ainda assim, que as “cores lúcidas e enérgicas de Rafa López, às quais junta um sistema de códigos, de sobreposição e justaposição de conteúdo e narração de uma ideia ou de um conjunto imagético de pensamentos surrealistas” mantêm viva a presença constante de outra indiscutível referência da literatura hispânica, Dom Quixote, “eterno cavaleiro andante da peródia na parábola do homem que vive a fábula da sua imaginação”.

Com “Nocturnos de la Ventana”, a galeria shairart dst será palco de dezenas de pinturas de Rafa López, que se distinguem pela paleta viva de cores, de composição complexa e simbólica. Para além das obras-primas do artista, pintor por natureza, o espaço cultural acolherá ainda uma instalação artística, projetada e personalizada para o espaço da galeria do grupo dst. Mais do que a suma do trabalho de vários anos de López, será possível, então, perceber e analisar o envolvimento do artista com a cultura local, naquela que é a sua primeira experiência internacional.

Rafa López, que trocará, por alguns dias, Dos Hermanas - localidade situada a poucos quilómetros de Sevilha - pela cidade de Braga, é um artista emergente que soma já vários prémios no portfólio. Entre 2009 e 2016 foi galardoado com inúmeros prémios e distinções, como o primeiro lugar no “XXXVI Premio Bancaja”, em 2009, e o honroso segundo lugar no “XVI Premio de Pintura Real Academia de BBAA de San Carlos”, em 2015. Licenciado em Belas Artes pela Universidade de Sevilha, possui ainda mestrado na área das técnicas da ilustração, pela CEA de Sevilha.

As obras de arte de Rafa López encontram-se disponíveis para aquisição na shairart, plataforma online de arte contemporânea, sediada na galeria shairart dst.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.