Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Câmara de Palmela saúda Hélder Máximo Martins por distinção internacional | Divulgação do brinquedo tradicional português

Trabalho em prol da divulgação do brinquedo tradicional português

Câmara de Palmela saúda Hélder Máximo Martins por distinção internacional

 

 

O Município de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 15 de março, uma saudação a Hélder Máximo Martins, antropólogo e colecionador pinhalnovense recentemente distinguido em Inglaterra pelo seu trabalho em prol da preservação e divulgação do brinquedo tradicional português. Peças selecionadas do seu espólio estiveram em itinerância pelos equipamentos culturais do Município entre 2015 e 2016.

O texto integral da saudação pode ser lido abaixo:

 

«Hélder Máximo Martins foi distinguido com o Diploma de Honra pela Real Galeria de Londres, Inglaterra, em representação de Portugal com o estudo “Montijo: sua influência no pós-guerra com os desperdícios da latoaria da indústria da chacinaria no brinquedo de folha”.

Natural de Pinhal Novo, Hélder Máximo Martins é militar, licenciado na área da saúde e antropólogo, detentor de uma vasta coleção de brinquedos tradicionais, com cerca de 10 mil peças, que recuam até aos finais do século XIX, em materiais como a pasta de papel, a folha, a madeira, o tecido ou a argila. Livros, jogos, bonecas, figuras, cavalos de madeira e plástico, triciclos e carros são alguns dos exemplares que integram o espólio deste apaixonado pelos brinquedos portugueses, que detém, também, uma outra coleção dedicada aos brinquedos do mundo. No seu trabalho como antropólogo e estudioso do tema, tem desenvolvido várias teses, exposições e campanhas de divulgação sobre brinquedos, em Portugal e no mundo, tendo recebido vários prémios.

Entre 2015 e 2016, organizou, em conjunto com o Município de Palmela, uma mostra de brinquedos portugueses, que esteve em itinerância por vários equipamentos municipais, contribuindo para divulgar e sensibilizar para a importância deste riquíssimo património cultural. Trabalhou, também, recentemente, com turmas do Instituto Politécnico de Setúbal numa pesquisa sobre a influência da indústria conserveira local, na fabricação de brinquedos.

A Câmara Municipal de Palmela, reunida a 15 de março de 2017, na Sociedade de Instrução Musical de Quinta do Anjo, saúda Hélder Máximo Martins por esta distinção internacional, que sublinha, uma vez mais, o trabalho que tem desenvolvido, ao longo da sua vida, no âmbito do estudo, preservação e divulgação do brinquedo tradicional português.»

 

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.