Câmara Municipal de Palmela | Município, Juntas de Freguesia e Movimento Associativo comemoram 45.º aniversário do 25 de Abril
O Município de Palmela comemora o 45.º aniversário do 25 de abril com um vasto conjunto de iniciativas, promovidas pela Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e Movimento Associativo. O extenso e diversificado programa que assinala o aniversário da Revolução dos Cravos, em todas as freguesias, integra atividades de âmbito cultural, desportivo, artístico e de convívio.
Destaca-se a habitual sessão solene evocativa promovida pela Assembleia Municipal, que decorre no dia 25, às 11h00, na Biblioteca Municipal de Palmela; As Exposições “O 25 de Abril na Imprensa”, patente na Biblioteca Municipal de Palmela de 12 de abril a 10 de maio e “ PIDE em Pinhal Novo. Para que a Memória não esmoreça”, na Escola Secundária de Palmela, entre 23 de abril e 3 de maio; o espetáculo “Dançar Abril”, dia 24, às 22h00, no Centro Cultural de Poceirão e os espetáculos com Vitorino, dia 24, às 22h00, no Jardim José Maria dos Santos, “Abril, Som e Palavra”, dia 25 de abril, às 18h00, na Sociedade de Instrução Musical, em Quinta do Anjo e com Conceição Silva, dia 25, às 22h00, no Cineteatro S. João, em Palmela e, por último, a apresentação do filme “Raiva” de Sérgio Trefaut, dia 26, às 21h30, no Auditório Municipal de Pinhal Novo e dia 27, às 22h00, no Centro Cultural de Poceirão.
Destaques:
De 12 de abril a 10 maio |Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela
Exposição “O 25 de abril na imprensa”
Com esta exposição ficamos a conhecer os principais jornais portugueses que mostram o fim de um regime e abriram caminho à instauração da Democracia em Portugal.
Alguns painéis reconstituem os momentos mais decisivos das operações desencadeadas pelo Movimento das Forças Armadas, de forma a facilitar a leitura e interpretação dos acontecimentos.
De 23 de abril a 3 de maio | Escola Secundária de Palmela
Exposição ”PIDE em Pinhal Novo. Para que a memória não esmoreça.”
O fundo documental da PIDE, enquanto polícia política e entidade repressora do regime fascista em Portugal, constitui um importante núcleo de estudo e investigação, para divulgação junto das gerações mais jovens que, felizmente, já não viveram sob o medo e o terror do fascismo, mas a quem importa transmitir a história e os testemunhos desse tempo a que Abril pôs fim.
24 abril | 22h00 | Centro Cultural Poceirão (exterior)
Dançar Abril 2019
Espetáculo onde a dança se assume como a expressão dos valores de Abril, onde o desafio consiste em criar a simbiose entre o movimento e a liberdade. Num espaço (Poceirão), um momento (Abril) em que as sinergias (Comunidade) se (re)encontram e permitem (re)criar um projeto de todas/os e para todas/os. No equilíbrio entre o que cada um pode dar e pode fazer nasce um novo momento, um novo movimento, num encontro de partilhas, que irá permitir voltar a DANÇAR ABRIL.
24 Abril |22h00 |Jardim José Maria dos Santos| Pinhal Novo
Vitorino
Vitorino nasceu numa família de músicos, no Redondo.
Foi amigo de Zeca Afonso, que conheceu quando era recruta no Algarve.
Em Paris acamaradou, entre outros, com Sérgio Godinho e José Mário Branco.
Atuou no célebre concerto de Março de 1974, I Encontro da Canção Portuguesa, que decorreu no Coliseu dos Recreios. Em 1975, estreou-se com o seu primeiro disco que incluía uma das canções mais importantes do imaginário português: “Menina estás à janela”.
Vitorino, mais do que um músico que se exercita desde o Cante Alentejano ao Fado de Coimbra, é um artista multifacetado com preocupações culturais, sociais e, sobretudo, com uma enorme abertura para o intercâmbio artístico.
25 Abril |11h00 |Biblioteca Municipal de Palmela
Sessão Solene da Assembleia Municipal
25 Abril| 18h00 | Sociedade Instrução Musical |Quinta do Anjo
Abril, Som e Palavra
Orquestra de Guitarras da SIM
Um espetáculo musical onde a música portuguesa prevalece, e onde a emoção de Abril estará em destaque pela Orquestra Ligeira da Sim, com o Maestro Carlos Cardoso a dirigir.
25 Abril |22h00 | Cineteatro São João
“Canções da Liberdade”, com Conceição Silva
Recordamos poetas e músicos que, antes e depois da Revolução de Abril, deram expressão artística à liberdade.
Celebrando essa preciosa conquista, serão interpretadas canções de José Afonso, José Mário Branco, Fausto, Sérgio Godinho, Chico Buarque; Ary dos Santos, José Luís Tinoco, entre outros.
26 Abril |21h30|Auditório Municipal Pinhal Novo
27 Abril |22h00| Centro Cultural Poceirão
Cinema “Raiva” de Sérgio Trefaut
Década de 1950. A vida no Alentejo é difícil. As/os trabalhadoras/es rurais, sob o domínio dos grandes proprietários, trabalham de sol a sol e o que ganham muitas vezes não é suficiente para alimentar as suas famílias. Uma noite, depois de ser vítima de uma grande injustiça, um homem perde a razão e transforma-se num assassino…
Com realização de Sérgio Trefaut, “Raiva” é um filme a preto e branco que adapta ao grande ecrã a obra “Seara de Vento” (1958), de Manuel da Fonseca, um clássico do neo-realismo português sobre a pobreza, a opressão e as injustiças sociais que se inspirou num evento verídico acontecido em Beja, em 1930.