Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Câmara Municipal de Palmela saúda a Orquestra Nova de Guitarras pelo seu 10.º aniversário

 

Na reunião pública realizada a 17 de fevereiro, foi aprovada, por unanimidade, uma saudação à Orquestra Nova de Guitarras (ONG) pelos seus dez anos de atividade. Esta orquestra, sediada em Pinhal Novo, tem desenvolvido um trabalho profícuo, no âmbito da promoção e ensino da música, e contou, no último ano letivo, com 180 alunos.

A 19 de março, o Cine-Teatro S. João é palco da gala de aniversário da ONG, que promete uma viagem pelos dez anos de trabalho e conta com convidados especiais, entre os quais, músicos da escola croata OUS Matka Brajse Rasana Labin, que estarão no concelho no âmbito de um intercâmbio com a orquestra.

Abaixo, segue o texto integral da saudação:

 

«A Orquestra Nova de Guitarras (ONG) celebra, a 1 de março, o seu 10.º aniversário. Composta por cerca de meia centena de jovens músicos, a ONG conta com uma Escola de Música, que acolheu, em 2015, 180 alunos de guitarra mas, também, de violino, violoncelo, piano e flauta.

Depois de um início ligado à Sociedade Filarmónica União Agrícola (SFUA) e apoiada pela Associação dos Amigos Juntos pela Orquestra Nova de Guitarras (AAJONG), a ONG tem trilhado um caminho seguro e de sucesso, desenvolvendo um importante trabalho no plano sociocultural, em particular, junto da comunidade juvenil de Pinhal Novo.

Além dos vários concertos realizados no Cine-Teatro S. João, em Palmela, e no Auditório Municipal de Pinhal Novo, e das participações em projetos culturais como a “Sinfonia Palmela”, esta Orquestra desloca-se, frequentemente, a vários pontos do país, constituindo-se, já, como mais uma embaixadora do prolífico cenário musical do nosso concelho.

No campo internacional, a ONG recebe, em março, um grupo de jovens músicos e professores da escola croata OUS Matka Brajse Rasana Labin, no âmbito de um intercâmbio que contou, já, com a deslocação da ONG à Croácia, em 2014. Para este verão, estão previstas deslocações ao Luxemburgo, para a realização de dois concertos, e a Valência, em Espanha, para um espetáculo e intercâmbio com o grupo de câmara Acantun.

Reunida na Biblioteca Municipal de Palmela, a 17 de fevereiro, a Câmara Municipal de Palmela saúda a Orquestra Nova de Guitarras pelo seu 10.º aniversário, felicitando os músicos, docentes e dirigentes pela qualidade do trabalho desenvolvido, em prol do ensino da música e promoção da cultura no concelho, manifestando toda a disponibilidade para continuar a apoiar a sua atividade e contribuir para a consolidação deste projeto meritório.»