Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Câmara promove programa de atividades na Semana do Município

Fachada da Câmara Municipal de Loulé - C.M.Loul

 

De 25 de maio a 1 de junho, a Câmara de Loulé propõe um programa vasto de iniciativas culturais, sociais, desportivas e recreativas que têm em vista assinalar o Dia do Município de Loulé (30 de maio). A tradicional Festa da Espiga, a atribuição do Prémio Literário ou a inauguração do Palácio Gama Lobo são os pontos altos das celebrações.

O programa arranca já no próximo sábado, 25 de maio, com a apresentação do 16º Festival MED no Cine-Teatro Louletano, pelas 21h30, num momento que integra também um concerto com o grupo Fogo Fogo. Nesse mesmo dia, o Museu Municipal de Loulé assinala o seu 24ª aniversário e, nesse sentido, será apresentado, pelas 16h30, o nº7 da Revista “Raízes”, uma edição deste Museu que versa fundamentalmente sobre as questões do património. O Mercadinho da Reciclagem, Artes e Mercado do Baú preenche a manhã, na Zona Histórica.

Nos dias 27, 28 e 29, tem lugar mais uma edição do Centro de Saúde das Brincadeiras, no Parque Municipal, uma parceria do Centro de Saúde de Loulé e da Autarquia, que tem em vista desmistificar o receio das crianças relativamente aos serviços de saúde. Para este dia estão previstas igualmente atividades desportivas nos Centros Municipais de Marcha e Corrida de Loulé e Quarteira.

Na quarta-feira, 29 de maio, a partir das 10h30, é inaugurada a Estação Elevatória de Vale do Lobo, bem como os 4 postos de carregamento para viaturas elétricas neste resort. É também em Vale do Lobo que será lançado o projeto Smart Waste System/Gestão Inteligente de Resíduos.

Pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, é apresentado o livro “Zeca Afonso – Inéditos”, de José Moças. À noite, pelas 21h30, o cantautor que marcou a história de Portugal e da música portuguesa será também homenageado no Cine-Teatro Louletano, a partir das 21h30, com o concerto “Por terras do Zeca”, com Zeca Medeiros, Filipa Pais, João Afonso e Maria Anadon. Também neste dia, será atribuída a Medalha de Reconhecimento aos Funcionários da Câmara com mais de 35 anos de serviço. A cerimónia acontece às 18h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A Quinta-Feira de Ascensão, ou Quinta-Feira da Espiga, 30 de maio, marca o Dia do Município. As festividades iniciam-se com o tradicional hastear da Bandeira e parada de Bombeiros e Banda Filarmónica Artistas de Minerva, em frente aos Paços do Concelho. A cerimónia de entrega do prémio a Pedro Mexia, vencedor da 4ª edição do Grande Prémio Literário Crónicas e Dispersos Literários CML/APE, acontece a partir das 9h30, na Sala da Assembleia Municipal.

Às 10h45, no âmbito do projeto ABC – Loulé Active Life, Health and Research, serão celebrados protocolos com o IPST (Instituto Português de Sangue e Transplantação), INSA (Instituto Nacional de Saúde, Ricardo Jorge), INFARMED, SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde) e INEM.

Pelas 12h00, é inaugurada a Exposição “O Homem que só queria ser Tóssan”, na Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, dedicada ao pintor, ilustrador, decorador e gráfico algarvio.

A partir das 16h00, na vila de Salir, decorre mais uma edição da emblemática Festa da Espiga, com destaque para o desfile etnográfico em representação das atividades agrícolas, muitas em vias de extinção, do interior algarvio.

No dia 31 de maio, sexta-feira, pelas 11h00, é inaugurada a Fonte Cupertino Miranda e o parque de estacionamento Melvin Jones, em Vilamoura.

No encerramento da programação, a 1 de junho, a Cerca do Convento Espírito Santo é palco da Feira Social do Concelho de Loulé, iniciativa onde estarão representadas as principais associações de carácter social que fazem parte deste Município. É neste espaço que, a partir das 10h30, irá realizar-se o concerto final do ano letivo dos alunos do Conservatório de Música de Loulé.

Um dos momentos mais importantes desta Semana do Município acontece às 11h30, com a inauguração da obra de reabilitação do Palácio Gama Lobo (Palácio dos Espanhóis), futura sede do projeto Loulé Criativo que ficará instalada neste emblemático edifício abrasonado do final do século XVIII. A cerimónia contará com a presença do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

Há ainda uma proposta imperdível para os amantes de fotografia e da natureza: às 19h00, é inaugurada em Vilamoura, no parque de estacionamento em frente ao Lake Resort, a Exposição Photo Ark, da National Geographic que contará com a atuação do Grupo Coral Infantil de Loulé, neste que será também o Dia Mundial da Criança.

Nesse mesmo dia, e no âmbito dos Petiscos do Pescador, Quarteira irá reviver a tradição da Lavada que convida toda a população a puxar a rede para terra.

Fruto da pujança económica que advém principalmente da atividade turística mas também da capacidade empreendedora das suas gentes e de quem escolhe este local para residir e trabalhar, Loulé é hoje um dos mais importantes municípios da região e do país. Ambiente, Património, Criatividade, Cultura ou Eventos são algumas das áreas em que o Concelho de Loulé tem tido também um trabalho de referência e que lhe tem dado notoriedade nacional e internacional.