Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

CANAL HISTÓRIA explora os mitos, lendas e fenómenos que têm intrigado a humanidade durante séculos em “GRANDES SEGREDOS DA HUMANIDADE”

Quartas-feiras 11, 18 e 25 de agosto e 1 de setembro, às 22h15

 

image003.png

 

  • Série ao longo de 5 episódios analisa a fundo histórias fantasiosas como a de Mothman, (Homem Mariposa), o Triângulo das Bermudas, Lenda de Átila, Santo Graal e o tesouro de Nibelung.

 

Mitos, lendas e segredos da Humanidade através dos tempos … O que é realidade e o que é ficção?

 

Canal HISTÓRIA estreia em exclusivo no dia 11 de agosto, pelas 22h15“Grandes Segredos da Humanidade”, uma série que tentará analisar em cada episódio o fundo de alguns dos grandes mistérios e mitos lendários que protagonizaram a vida da humanidade.

 

Relatos de testemunhas oculares, cientistas e materiais históricos desempenham todos um papel na busca de descobrir a verdade por detrás de histórias fantasiosas como o Mothman, (Homem Mariposa), o monstro cinzento visto pelos residentes de Point Pleasant na Virgínia Ocidental que acreditam ser um mau presságio que prenuncia uma catástrofe. Ou o famigerado Triângulo das Bermudas, onde 1000 pessoas, 20 aviões e 50 navios desapareceram. Ao longo dos anos, as teorias são muitas desde ondas, explosões submarinas, até alienígenas, que podem estar relacionadas com estes desaparecimentos.

 

A série também olha para a lenda de Átila, o Huno, temido pelos seus inimigos como o 'Flagelo de Deus', e o tesouro de ouro que se crê estar enterrado com ele num local secreto. Outra busca lendária é a busca do Santo Graal que tem estado envolto em mistério durante 2.000 anos. O Santo Graal é realmente um cálice ou é baseado em algo completamente diferente?

 

O último episódio explora o maior mito da Alemanha, o tesouro de Nibelung.  Uma história dramática de caçadores de dragões, intrigas e um tesouro de ouro de valor imensurável que ganhou credibilidade ao longo dos anos, tendo os investigadores encontrado pistas desconcertantes que sugerem que estas figuras heroicas realmente existiram.

 

Esta série documental analisa algumas das especulações em torno destes mitos e lendas, explora teorias mirabolantes e põe à prova a ciência por detrás de tais histórias.

 

EPISÓDIOS:

O Triângulo das Bermudas

11 de agosto, às 22h15

O Triângulo das Bermudas – a “armadilha mortal” do Atlântico. São inúmeros os mitos e lendas em torno das famigeradas águas entre as Bermudas, Porto Rico e a Florida. Há séculos que muitos navios e aviões ali desapareceram sem deixar rasto – sem sinais de rádio, destroços ou indícios de vida. São poucos os testemunhos oculares. Afinal, quem cai no Triângulo raramente escapa com vida. O que haverá por detrás destes misteriosos eventos?

 

Em Busca do Túmulo de Átila

11 de agosto, às 23h00

Átila, o rei dos Hunos. Toda a Europa estremecia com medo deste líder lendário. A sua vida: vitoriosa. A sua morte: uma lenda. Ninguém sabe onde está sepultado, mas há novas pistas. Os investigadores presumem que o seu túmulo ficará nas terras baixas da Hungria, com base nas histórias que se contam. Cientistas e amadores procuram indícios, mesmo debaixo de água, e acompanhamos o arqueólogo subaquático Attila Tóth às profundezas do Danúbio. Segundo a lenda, Átila foi sepultado sob um rio. Já a estrela rock Levente Szörényi está convicta de que o rei está numa pedreira abandonada. Testes incríveis com armas revelam como os Hunos se tornaram uma lenda, há 1500 anos. Desde então que o nome do seu rei está envolto em mistério.

 

O Santo Graal

18 de agosto, às 22h15

O Santo Graal – um dos objetos de culto mais cobiçados dos últimos dois mil anos. O recipiente por onde Jesus Cristo bebeu promete poder, influência e vida eterna.

A historiadora de Arte Ana Mafe Garcia e o historiador Michael Hesemann seguem o rasto milenar do Graal, de Jerusalém a Roma e a Espanha. O mapa do tesouro é um poema épico medieval de Chrétien de Troyes, “Perceval”, que descreve o Graal como uma “brilhante pedra celestial”. Outras pistas levam-nos da cidade espanhola de Valência até Inglaterra.

 

O Homem Mariposa

25 de agosto, às 22h15

O Homem Mariposa – uma criatura tão sinistra quanto o próprio Diabo, negra, com dois metros de altura, olhos vermelhos luminosos e asas enormes. Esta misteriosa figura assombra a pequena vila americana de Point Pleasant desde a década de 60. Só em 1966 e 1967, mais de 100 pessoas afirmaram tê-la visto. Recordam tais encontros com terror, e creem que o Homem Mariposa é prenúncio de catástrofes.

 

O Tesouro dos Nibelungos

01 de setembro, às 22h15

Os Nibelungos. Ainda hoje a maior lenda alemã continua a enfeitiçar os caçadores de tesouros. Com a ajuda de escritos antigos e varas de vedor, partem em busca do tesouro lendário de Siegfried. Do tesouro mágico, que se diz ter-se afundado no Reno, consta ouro e prata, além de um manto da invisibilidade. Qual a história por detrás do mito? Os cientistas tentam descobrir as suas origens. O rasto conduz à Escandinávia, onde um arqueólogo procura um dos vestígios mais antigos da saga. Um ferreiro tenta recriar a espada de Siegfried a partir de uma técnica antiga, e põe a arma à prova. Com a descoberta de uns ossos tenta-se explicar o dragão. Historiadores e linguistas levantam o véu sobre quem eram os Nibelungos e sobre como seria o tesouro.

 

 

 

CANAL HISTÓRIA

Canal HISTÓRIA é o único canal de documentários com produção própria em Portugal, que procura despertar a curiosidade do espectador, levando-o à profundidade das histórias que definem o esforço humano.

Um novo ponto de vista que inclui provas e teorias que podem mudar o nosso pensamento, proporcionando conhecimento e sentido, aos feitos que têm transformado o mundo. Produções internacionais de grande sucesso como ‘World Wars’, ‘A Maldição de Oak Island’ ou ‘Bárbaros’ e as melhores produções próprias de séries como ‘Templários’, ‘As Faces de Fátima’ ou ‘Portugal Desconhecido’, fazem parte da oferta de conteúdos que o Canal HISTÓRIA emite no nosso país.

 

Produzido em Portugal pela AMC Networks International Southern Europe, o Canal HISTÓRIA é uma marca de prestígio internacional que está disponível em mais de 160 países e que chega a mais de 330 milhões de espectadores em todo o mundo. O canal é distribuído no MEO (posição 125), NOS (posição 112), NOWO (posição 24) e Vodafone (posição 135).

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.