Candidaturas para a XXI edição do Grande Prémio de Literatura dst até 31 de Março | Prémio no valor de 15 mil euros
Para obras de poesia
CANDIDATURAS PARA xxI EDIÇÃO DO GRANDE PRÉMIO
DE LITERATURA DST DECORREM ATÉ 31 DE MARÇO
*Vencedor recebe um prémio pecuniário no valor de 15 mil euros
O Grande Prémio de Literatura dst, instituído pelo grupo dst, está de volta, distinguindo na sua XXI edição obras de poesia publicadas entre 2014 e 2015. Com um prémio pecuniário de 15 mil euros, esta distinção visa fomentar a produção literária nacional, permitindo a concurso autores portugueses residentes no país. A data limite para a entrega das obras é o próximo dia 31 de março.
Como tem acontecido em todas as edições deste prémio, o júri é composto por figuras de relevo no meio literário nacional, contando com Vítor Manuel de Aguiar e Silva, José Manuel Mendes e Carlos Mendes de Sousa. Cabe a estes três elementos a análise, escolha e fundamentação da obra premiada, publicamente anunciada numa cerimónia a decorrer a 1 de julho, por ocasião da abertura da Feira do Livro de Braga. A primeira etapa do processo de seleção decorre a 16 de maio, altura em que serão escolhidos os cinco livros de poesia finalistas.
O Grande Prémio de Literatura dst tem um funcionamento rotativo, premiando num ano uma obra de prosa e, no seguinte, uma obra de poesia. Luísa Costa Gomes foi a vencedora da edição de 2015, com a obra “Cláudio e Constantino”, sucedendo a nomes como Mário de Carvalho, Maria Ondina Braga ou Jacinto Lucas Pires. Depois de no ano passado ter registado um número recorde de participações, o Grande Prémio de Literatura dst continua a afirmar-se como uma das mais importantes distinções nacionais na área da literatura, contribuindo de forma decisiva para a difusão dos autores portugueses e para a celebração da lusofonia.
O Regulamento do concurso está disponível para download ou consulta no website da empresa: http://www.dstsgps.com/assets/Uploads/Regulamento-GPL-dst-2016.pdf