Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Cartazes rasgados, mas o orgulho permanece: a II Marcha LGBTQIA+ de Sintra é já amanhã

 

Sintra foi, recentemente, palco de incidentes pautados pela destruição de cartazes relacionados com o movimento LGBTQIA+. Apesar desta tendência, a comunidade mantém-se unida para celebrar o mês do orgulho, através do PrideTeens, o grupo de jovens sintrenses criado no âmbito do projeto PARTEJ - Práticas Artísticas para o Empoderamento Juvenil, promovido pelo Chão de Oliva, e que organiza a II Marcha LGBTQIA+ de Sintra. O evento decorre já este sábado, dia 10 de junho, e tem início marcado para as 15h30, na Casa da Juventude da Tapada das Mercês.

A marcha é co-organizada em parceria com SintraFriendly - Colectivo Juvenil LGBTIQA+ de Sintra e Apoiantes e irá percorrer as ruas da Tapada das Mercês, com muitos cânticos e mensagens de amor. O evento é gratuito e aberto a qualquer pessoa que pretenda participar, independentemente da idade, origem ou orientação sexual. Para percorrer as ruas em nome da liberdade basta assim aparecer no ponto de encontro e ter motivação para partilhar mensagens de aceitação e diversidade.

“A II Marcha LGBTQIA+ de Sintra tem a ambição de reunir as pessoas do concelho e de outros locais em redor da diversidade, inclusão e aceitação. Todas as pessoas estão convidadas a estarem presentes, já este sábado, de forma a fazerem parte desta celebração e luta pelo que ainda falta conquistar para a comunidade LGBTQIA+, no nosso país e no mundo”, afirma Susana C. Gaspar, da direção do Chão de Oliva e responsável pelo projeto PARTEJ.

“Este é um evento livre e, por isso, cada um pode trazer os seus cartazes com as palavras de luta com que mais se identifica”, acrescenta Yolanda Santos, técnica pedagógica no projeto PARTEJ.

Além da marcha, o grupo PrideTeens organiza outras atividades de celebração para toda a comunidade, em vários pontos do concelho de Sintra. Estes momentos ocorrem durante todos os fins-de-semana do mês e são de acesso gratuito. É possível aceder à agenda completa do mês no site do Chão de Oliva.

O PARTEJ - Práticas Artísticas para o Empoderamento Juvenil - é um projeto do Chão de Oliva - Centro de Difusão Cultural que tem como objetivo promover atividades artísticas para a juventude como veículo de reflexão sobre a sua relação com a comunidade e orientação profissional, sendo cofinanciado pelo Programa Lisboa 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu no valor de 99 207.17€. O Chão de Oliva é uma entidade financiada pela Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Sintra. O projeto PARTEJ e as iniciativas do PrideMonth são ainda apoiadas pela Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins e acontecem com o apoio logístico da Casa da Juventude da Tapada das Mercês.