Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Casa cheia na apresentação do DVD de "A Sombra dos Abutres" de Leonel Vieira

 

“Coleção Academia”

Casa cheia na apresentação do DVD de “A Sombra dos Abutres” de Leonel Vieira

“Os (20) anos passam, mas o filme “A Sombra dos Abutres” fica, graças também ao DVD na Coleção da Academia”, disse o presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, perante o público que encheu a FNAC dos Armazéns do Chiado esta sexta-feira, 13 de abril, para o lançamento da versão renovada em DVD do filme que marcou a estreia de Leonel Vieira no mundo da realização.

O realizador, que se fez acompanhar de alguns dos atores e elementos da produção do filme, agradeceu os elogios e referiu que “dizem que apesar de ter sido o primeiro, que é o meu melhor filme... eu diria que é dos melhores". A prova disso foi o público fiel que se reuniu para ver o relançamento da obra, desta vez em DVD.

A Sombra dos Abutres retrata a repressão política nacional durante a década de 60 através da história de Daniel (Vítor Norte), um mineiro que se torna o rosto da greve do seu grupo de trabalho numa mina de Trás-os-Montes. A Guarda Nacional Republicana começa por reprimir a greve mas é a PIDE que torna Daniel, que apenas lutava por melhores condições de vida, o protagonista do movimento, suspeitando de que ele está a ser manipulado por forças políticas contrárias ao regime.

O filme junta-se agora a “A Mulher do Próximo” de José Fonseca e Costa, “Domingo à Tarde”, de António Macedo e “Manhã Submersa” de Lauro António, os três títulos que a Academia Portuguesa de Cinema já lançou na “Coleção Academia”.