Casa das Artes acolhe Exposição «Arqueologia em Portugal: Recuperar o Passado - em 2015»
- 16 de novembro a 3 de dezembro de 2016 -
Está patente ao público, até ao próximo dia 3 de dezembro, nos jardins da Casa das Artes (acesso pela Rua Rúben A, nº 210), no Porto, a exposição itinerante Arqueologia em Portugal: Recuperar o Passado – em 2015.
Esta exposição de divulgação científica tem como objetivo a sensibilização do público em geral e a promoção das boas práticas para a defesa e valorização do património arqueológico, dando a conhecer algumas das mais relevantes intervenções e descobertas arqueológicas realizadas em Portugal durante o ano de 2015 e, simultaneamente, proporcionando uma visão geral e abrangente da atividade arqueológica que se realiza a nível nacional.
Anualmente efetuam-se no território nacional mais de 1500 trabalhos arqueológicos no âmbito da salvaguarda do património cultural arqueológico decorrentes quer da minimização de impactes, quer de intervenções de investigação e de valorização para apresentação e fruição pública deste importante património.
A exposição apresenta exemplos dos vários tipos de trabalhos arqueológicos, desde a investigação programada à valorização patrimonial, passando pela arqueologia preventiva e de minimização e pela arqueologia de emergência, e dos seus contributos para um melhor conhecimento do nosso território e da nossa história.
A região Norte encontra-se representada através das intervenções na capela da Boa Nova e no lugar de Gatões, ambas no concelho de Matosinhos.
A exposição, que continuará a percorrer o país até maio de 2017, é uma iniciativa promovida pela Direção Geral do Património Cultural em parceria com as Direções Regionais de Cultura.