Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Casa das Artes: Exposição de Fotografia "Como está o início depois do fim?"

image001 (1).jpg

Álvaro Siza Vieira estará na Casa das Artes no próximo sábado, pelas 17 horas, para participar na inauguração da Exposição de Fotografia “Como está o início depois do fim?”, da autoria de Jordi Burch.

 

A mostra é constituída por um conjunto de 47 fotografias dedicadas aos projetos de habitação social da autoria de Álvaro Siza Vieira.

 

Em 2016, Jordi Burch acompanha Álvaro Siza numa viagem de revisitação aos seus projectos de habitação social: o Bairro da Bouça (Porto), Bonjour Tristesse (Berlim) Schilderswijk West (Haia) e Campo di Marte (Giudecca, Veneza).

“Muitos fotógrafos – óptimos fotógrafos – fotografaram as obras de Álvaro Siza. Regra geral, centram-se na representação da obra, no espaço, nos volumes, na luz. A demanda de Jordi Burch centra-se no tempo, fazedor de história, demiurgo maior. E na presença transformadora dos ocupantes.

 

No início é o lugar e a ideia, que o desenho serve. Segue-se o projecto e a construção. Fim.

 

Depois vêm os ocupantes da obra e uma outra história começa. A forma como a ocupam modela uma nova vida, sobre a qual o arquitecto deixa de ter controle. E o tempo vai deixando sucessivas marcas. É esta história, muito mais longa e marcante, que Jordi Burch explora”, escreve Teresa Siza, irmã de Álvaro Siza.

 

“Longe da convencional fotografia de arquitectura, Jordi Burch assume uma aposta arriscada que, com segurança, vence, abrindo interrogações, convidando a um esforço de interpretação. E ela deixa no seu trabalho uma forte marca autoral. Como naquela belíssima imagem da água que correu sobre um chão de cimento e abriu aos dois, arquitecto e fotógrafo, o sentido da obra no tempo”.

 

A abertura da exposição contará com uma conversa entre o arquiteto Álvaro Siza, o fotógrafo Jordi Burch e a Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro.

 

A mostra ficará patente na Casa das Artes, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, de 7 maio a 29 junho. Entrada livre.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.