Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Casa de Teatro de Sintra recebe obra de Beckett, encenada por Carlos Pimenta

Casa de Teatro de Sintra apresenta obra de Samuel Beckett

“Fim de Partida” (Endgame) com encenação de Carlos Pimenta e com Ivo Alexandre e Pedro Lacerda nos protagonistas

 

 

 

Entre 21 de junho e 8 de julho, a Companhia de Teatro de Sintra, pertencente à Associação Cultural Chão de Oliva apresenta “Fim da Partida” (Endgame) a tragicomédia escrita pelo Nobel da Literatura Samuel Beckett, que traz a palco o enigma da condição humana. A peça é encenada por Carlos Pimenta e pode ser vista de quinta a domingo na Casa de Teatro de Sintra.

“Fim de Partida” conta a história de Hamm e Clov, dois homens fechados num abrigo (bunker) à beira-mar. As duas personagens principais representam uma metáfora sobre as limitações da condição humana e agem e dialogam num jogo de repetições ao estilo da comédia burlesca: Hamm, paralisado e cego, e Clov, meio serviçal meio filho adoptivo, estabelecem entre si relações de poder manipulação, dependência e submissão, que têm em comum o seu cariz disfuncional.

Nesta peça, que conta também em palco com os pais de Hamm (Nell e Nagg) dentro de caixotes do lixo, só o jogo, a repetição e o diálogo permitem que se sobreviva. Vítimas de um apocalipse emocional, espiam o mundo ou o que restou dele, sem esperança, procurando adiar a morte. As quatro personagens estão em fim de partida, no limite das suas condições humanas.

Originalmente escrita em francês (Fin de Partie - 1957), a peça foi traduzida para inglês pelo próprio Beckett com o título Endgame. A tradução, que agora é levada a cena, é da autoria de Francisco Luís Parreira, e a encenação assinada por Carlos Pimenta, que, até agora, dirigiu mais de três dezenas de espetáculos, de teatro, ópera e bailado, nas principais salas do país. A sua última produção foi “Morte de um Caixeiro Viajante” de A. Miller, para a Companhia de Teatro de Almada (2018).  

Esta dupla já trabalhou em conjunto em “À Espera de Godot” apresentada em 2014 no Teatro Municipal de S. Luíz e no Teatro Nacional de S. João, numa co-produção destas instituições com o Ensemble.

O elenco conta, nos papéis principais, com Ivo Alexandre (como Hamm), ator que se divide entre teatro, cinema e televisão e integrou já séries como “Equador” ou “Conta-me Como Foi”, e Pedro Lacerda (na pele de Clov), ator de cinema e televisão, já entrou em filmes de João Botelho e conta com participações nas telenovelas “Jogo Duplo” e “Espelho d’Água”. Também em palco estarão Nuno Correia Pinto (como Nagg), ator, marionetista, encenador e diretor artístico do Chão de Oliva, e Anabela Faustino (a dar vida a Nell), atriz de teatro, cinema e televisão que, nos últimos anos, fez parte do elenco de “Anjo Meu” ou “Mulheres Assim”.

A peça vai estar em exibição de 23 de junho até 8 de julho. De quinta a sábado a sessão tem início às 21h45 e domingo começa às 16h. O bilhete tem um custo de 7,50€, existindo vários descontos disponíveis para grupos, jovens, entre outros. Há ainda bilhetes para o espetáculo com refeição incluída.

 

 

 

Sobre o Chão de Oliva

 

Fundado em 1987, o Chão de Oliva - Centro de Difusão Cultural (CO) é uma associação que tem o teatro como atividade-âncora, promovendo também todo o tipo de artes nas suas diversas expressões, através da criação de espetáculos, festivais e formação. Em 1990 fundou a

 

Companhia de Teatro de Sintra, a primeira companhia profissional do concelho e hoje a mais antiga, e em 2002, o Fio d’Azeite, um grupo profissional de marionetas. Na vertente da formação, criou a Mostra de Teatro das Escolas de Sintra, uma iniciativa pioneira e a mais antiga que se realiza em Portugal.

 

Ao longo dos anos foi responsável pela organização de alguns dos maiores eventos culturais no concelho de Sintra e é continuamente reconhecida pelo Ministério de Cultura desde 1994. Em 30 anos, o Chão de Oliva já promoveu 270 espetáculos / eventos e já passaram mais de 1.100 artistas / grupos pela associação.

 

https://www.chaodeoliva.com/