Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

CÁSSIO MARKOWSKI É O VENCEDOR DO GRANDE PRÉMIO SOVEREIGN PORTUGUESE ART PRIZE 2023

image002 (7).jpg

Foi anunciado ontem, 28 de novembro, na Sociedade Nacional de Belas Artes, o vencedor do prémio Sovereign Portuguese Art Prize 2023: Cássio Markowski. O artista brasileiro radicado em Lisboa recebeu um prémio de 25.000 euros, pela sua obra, Conselhos para meu eu quando jovem, que retrata as relações familiares, as suas influências e contradições dentro da construção cultural do Brasil. Suscitando um ato de resistência, o artista reflete sobre a ideia da infância, de masculinidade e de identidade nacional.

 

“Receber este prémio é a consolidação de um trabalho que venho realizando nos últimos oito anos. Tenho trabalhado questões políticas e sociais desde um olhar poético, privilegiando o desenho figurativo como forma de expressão estética e também filosófica. A partir de um olhar contemporâneo voltado para a ancestralidade revisito um passado não muito distante para discutir questões relevantes nos dias atuais.”

Cássio Markowski

 

A exposição dos finalistas na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, patente até 16 de dezembro, convida os visitantes a votar na sua obra finalista favorita para determinar o vencedor do Prémio do Público, que será anunciado no final da exposição.

 

Exposição

Entrada livre

28 de novembro – 16 de dezembro 2023

Segunda a sexta 10.00 – 19.00

Sábado 14.00 – 19.00

Fechado ao domingo

 

Morada

Sociedade Nacional de Belas Artes - SNBA

Rua Barata Salgueiro 36 · 1250-044 Lisboa