Castro Guedes, Diretor Artístico da Seiva Trupe, apresenta "Textos de Teatro para Cena II"
CASTRO GUEDES APRESENTA O LIVRO “TEXTOS DE TEATRO PARA CENA II”
EVENTO DE APRESENTAÇÃO: 15 JULHO, 18H30 – FNAC NORTE-SHOPPING
O Diretor Artístico da Seiva Trupe Jorge Castro Guedes apresenta o Tomo II do livro “Textos de Teatro Para Cena”: uma obra que reúne 11 textos de teatro para cena (ou peças). Esta edição surge na sequência do Tomo I, lançado em 2015 e que em conjunto correspondem, quase na totalidade, à produção de Castro Guedes ao longo dos seus cerca de 49 anos dedicados ao teatro. Predominam os textos com uma forte carga social, à boa maneira vicentina, mas também textos de cariz religioso, quer próprios, quer resultantes de adaptações a partir de textos de outros autores.
O livro da editora Letras & Coisas, tem a distribuição da Companhia das Artes e vai ser apresentado no dia 15 de Julho, às 18h30, no Fórum da Fnac Norte-Shopping.
Castro Guedes iniciou-se no teatro como ator aos 13 anos. Em 1973 integra o elenco original da Seiva Trupe. Aos 23 anos começa também a trabalhar como encenador, tendo ultrapassado já as 100 encenações.
Fundador e director artístico do TEAR, encenador convidado de várias companhias um pouco por todo o país, mas principalmente Lisboa. Estagiário de Jorge Lavelli no Théâtre National de La Colline, em Paris. Professor convidado do Ensino Artístico Profissional e Superior. Colaborador em diversas revistas, boletins e jornais da especialidade e generalistas, nacionais e estrangeiros.
Autor e apresentador de um programa na RTP2, foi também consultor na área dos dramáticos. Acidentalmente redactor publicitário e director artístico do Casino da Póvoa. Foi director artístico do CDV, Viana do Castelo e fundador de Dogma\12.
2019 é o ano de regresso ao Porto e é convidado para o cargo de Diretor Artístico da Seiva Trupe – Teatro Vivo, por meio do próprio Diretor Histórico, Júlio Cardoso.
Integra a Comissão de Cultura da Diocese do Porto recentemente criada. É Mestre Em Artes Cénicas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com 19 valores na defesa de Tese.
Recebeu da extinta Associação Portuguesa de Críticos de Teatro quatro prémios: Especial pela Inovação de um Clássico (“Inês Pereira”, 1982); Melhor Encenação e Melhor Espectáculo (“Os Encantos de Medeia”, 1983); “As 20 Personalidades de Destaque no Teatro em 10 Anos de Democracia”, 1985). Foi premiado pelo Instituto Bernardo Santareno com o “Prémio Especial” de Personalidade do Ano de 2011. A peça "Três Mulheres em Torno de Um Piano" foi nomeada para os Grandes Prémios SPA de 2012 na categoria "Melhor Texto Teatral Representado".
Em 2021 Castro Guedes foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores.
O livro “Textos de Teatro para Cena II” é um volume indispensável para companhias e grupos de teatro, amadores ou profissionais, um repertório único de teatro moderno e de elevado valor literário.