Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

CCB | Dias da Música em Belém

phpThumb_generated_thumbnailjpg.jpg

 

29 de abril | 14:00 | Pequeno Auditório

B7 - Artur Pizarro Gaspard de la nuit

Composto por Maurice Ravel, em 1908, Gaspard de la Nuit tem como ponto de partida uma série de poemas fantásticos do escritor Aloysius Bertrand. No poema, o autor relata uma série de surpreendentes visões e aventuras protagonizadas por um personagem cujo nome é Gaspard de La Nuit. A obra será interpretada neste recital de Artur Pizarro, que também vai tocar 10 peças do bailado Romeu e Julieta, de Serguei Prokofiev.

 

phpThumb_generated_thumbnailjpg.jpg

 

30 de abril | 21h30 | Grande Auditório
C5 - Orquestra Sinfónica Portuguesa | Concerto de Encerramento dos Dias da Música em Belém
Candide ou o Otimismo
Candide, ou o Otimismo é um conto filosófico em tom de sátira, publicado pela primeira vez em 1759, por Voltaire. Foi escrito, ao que parece, em três dias, em 1758, ainda sob a impressão do terremoto de Lisboa, e serviu de inspiração à ópera de Leonard Bernstein que será apresentada no Concerto de Encerramento dos Dias da Música em Belém.
Comprar
 
 

phpThumb_generated_thumbnailjpg.jpg

 

29 de abril | 18h00 | Pequeno Auditório
B9 - Camerata Atlântica
El Amor Brujo
A Camerata Atlântica volta a surpreender-nos com um programa original, como é a versão de 1915 do El Amor Brujo, do compositor espanhol Manuel de Falla, uma obra de marcado caráter Andaluz que conta a história de uma rapariga cigana chamada Candela, bela e apaixonada, que amou um cigano malvado e ciumento, mas muito fascinante.
Comprar
 
 

phpThumb_generated_thumbnailjpg.jpg

 

29 de abril | 20h00 | Sala Luís de Freitas Branco
B15 - António Rosado
Harmonias Poéticas e Religiosas
Recital dedicado ao ciclo Harmonies Poétiques et Religieuses, que Franz Liszt compôs entre 1847 e 1852, depois de o compositor se apaixonar pela princesa polaca Carolyne zu Sayn-Wittgenstein, figura de maior importância na sua vida, e decidir abandonar a carreira de virtuoso, estabelecendo-se em Weimar, onde já havia sido designado Mestre Capela, em 1842.
Comprar
 
 

phpThumb_generated_thumbnailjpg.jpg

 

29 de abril | 16h00 | Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
B18 - Luísa Tender
Canções sem palavras
Felix Mendelssohn compôs, ao longo de quase duas décadas, oito volumes de pequenas obras para piano. As Canções sem palavras depressa se tornaram uma das coletâneas mais populares do repertório pianístico e, nestes Dias da Música em Belém, serão recuperadas por Luísa Tender.
Comprar
 
 

phpThumb_generated_thumbnailjpg.jpg

 

29 de abril | 18h00 | Sala Almada Negreiros
B24 - Susana Gaspar | Rita Blanco | Nuno Vieira de Almeida
Shakespeare na música
Ouvir as palavras de William Shakespeare pela voz de Rita Blanco? É precisamente isso que acontecerá no recital proposto pelo pianista Nuno Vieira de Almeida, que apresentará um programa que traça um possível percurso histórico pelos compositores que abordaram Shakespeare. Rita Blanco recitará os textos de Shakespeare, que serão também cantados pela soprano Susana Gaspar.
Comprar
 
 
 

phpThumb_generated_thumbnailjpg.jpg

 

29 de abril | 18h00 | Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
B19 - Vasco Dantas
Contos e outras histórias fantásticas
Um dos romances mais famosos do mundo pianístico e da música clássica é a história de amor entre Robert Schumann e a jovem pianista Clara Wieck. Dessa relação nasceu o ciclo Cenas Infantis, que será interpretado por Vasco Dantas, que escolheu para este concerto tocar também duas transcrições para piano de óperas de Wagner (Cavalgada das Valquírias e Tristão e Isolda) e de um ballet de Stravinsky (O Pássaro de Fogo).
Comprar
 

phpThumb_generated_thumbnailjpg.jpg

 

30 de abril | 19h00 | Grande Auditório
C4 - Orquestra Sinfónica Metropolitana
Hino à Alegria
Ao longo dos tempos, de cada vez que a Nona Sinfonia de Beethoven é interpretada, revela-se sempre algo novo. Desde logo na sua dimensão musical intrínseca, sendo fascinante acompanhar o desenrolar das soluções criativas, até nos mais insignificantes detalhes. Por outro lado, transmite uma profunda reflexão filosófica moral e espiritual acerca da natureza humana. O seu lugar transcende a condição de uma obra artística.
Comprar
 
 

phpThumb_generated_thumbnailjpg.jpg

 

30 de abril | 19h00 | Pequeno Auditório
C9 - Os Músicos do Tejo
Sonho de uma Noite de Verão
Fairy Queen, de Henry Purcell, é uma ópera especial. Dentro da tradição britânica da Masque, foi concebida como uma obra de teatro com muitos números musicais, números esses que não se inserem diretamente no enredo principal mas que são pequenos desvios paralelos e/ou subterrâneos. Os Músicos do Tejo vão interpretar vários excertos desta obra que foi escrita para uma adaptação cénica livremente inspirada em Sonho de uma Noite de Verão, de Shakespeare.
Comprar
 
 

phpThumb_generated_thumbnailjpg.jpg

 

30 de abril | 19h00 | Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
C17 – Pavel Gomziakov
Programa Graça Moura
Era um sonho de Vasco Graça Moura assistir à integral das suítes para violoncelo solo de Bach interpretada por Pavel Gomziakov. A homenagem ao escritor, tradutor e antigo presidente do CCB é, assim concretizada nesta edição dos Dias da Música em Belém.
Comprar