Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

CENTRA (IST) e FNAC com ciclo de cinema científico

banner_astro&fnac2%20(1).jpg

 

Entrada livre, lotação limitada aos lugares na sala

 

CENTRA - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DO IST E FNAC COM CICLO DE CINEMA CIENTÍFICO

 

O CENTRA, unidade de investigação do Instituto Superior Técnico (IST) e a FNAC organizam um ciclo de cinema científico que decorre no Complexo Interdisciplinar daquele instituto intitulado “Astro & FNAC”.

 

Com entrada gratuita, este ciclo iniciou-se com grande sucesso em Fevereiro com o filme  “Gravity” e prossegue no dia 31 de Março com a projecção da película ”Interstellar”, continuando depois a 28 de Abril com “The Martian” e concluindo a 16 de Maio com a exibição de “The Theory of Everything”.

 

Todas as sessões têm início às 18h30 e no final há espaço para uma conversa aberta ao público, na presença de investigadores do CENTRA ou outros investigadores convidados.

 

De acordo com o investigador do CENTRA e promotor desta iniciativa, Vincenzo Vitagliano, “o objectivo deste ciclo de cinema é estimular o diálogo entre a nossa comunidade de especialistas e um público que aparece sempre com muitas perguntas. Hoje em dia, mesmo crianças de 7-8 anos já questionam sobre temas científicos de grande actualidade que ouviram na escola ou na televisão: buracos negros, o big bang e 'wormholes' e querem saber mais, querem entender! A nossa tarefa é tentar canalizar essa curiosidade. É também um desafio. O de   aprendermos a  transmitir o nosso conhecimento e o nosso entusiasmo a um público muito diversificado."

 

O CENTRA é uma unidade de investigação do Instituto Superior Técnico ( IST )  Universidade de Lisboa classificada com Excelente pela sua actividade em gravitação e astrofísica. Gravitação, buracos negros, ondas gravitacionais, Big Bang, cosmologia, física solar, evolução estrelar e matéra escura, supernovas, física em condições extremas são os principais temas de investigação do CENTRA

 

O CENTRA  é composto por três grupos:  Gravitação no Técnico (GRIT),  Instrumentação Científica e Space and Modeling (SIM) Cosmos e Estrelas (COSTAR) e os seus membros estão no  IST , na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na Universidade do Algarve, na Universidade da Beira Interior e na Faculdade de Engenharia da Universidade do  Porto. 

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.