Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

CENTRO CULTURAL DE CASCAIS - Exposição de Luís Athouguia

LUÍS ATHOUGUIA                         

Apocalipse ou revelação

 

Na Fundação D. Luís, uma exposição de Pinturas temáticas inspiradas no "Livro do Apocalipse ou Revelação segundo o Apóstolo João".

Capítulo 2 Apocalipse Rev S Joao 100x70 2015.JPG

 

Sobre a sua Pintura disse Manuel da Silva Ramos:

Luís Athouguia é um pintor que eu admiro pela sua independência de espírito. Gosto dos artistas que criam em total liberdade de movimentos e que não pertencem a nenhum areópago. Vão firmes pelos caminhos que escolheram, e a sua mensagem é só uma: «só o sonho traz a felicidade artística». Já uma vez dissemos, falando da pintura deste artista nascido em Cascais, que ela vai sempre no coruto da vaga, vive por ela própria, voga em veleiro solitário em exposições constantes em vários pontos do país, num momento grave em que a pintura é desleixada em Portugal por falta de galeristas, inatenção dos críticos e uma evidente perda de poder financeiro dos amantes de arte. Já outra vez afirmámos que depois dos desaparecimentos de Mário Botas, Álvaro Lapa, Mário Cesariny, só nos resta o Luís Athouguia para nos levar para lá do espelho onde os coelhos têm relógios de pulso e não chegam nunca a horas. Hoje confirmo isso.

Despachem-se pois para ver esta apoteose de cores de um artista que se abriu à aventura fascinante. E, claro, conhecer um pintor que tem por missão de transformar o quotidiano ou a literatura religiosa em poesia. É que, com Luís Athouguia, os sonhos ficam sempre disponíveis, após boa ou má cobrança.

 

LUÍS ATHOUGUIA (Cascais 1953) vem apresentando desde 1983 os seus trabalhos em centenas de relevantes Exposições e Bienais de Arte em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália. Considerado um dos grandes talentos no mundo artístico da sua geração, está representado em museus, instituições e importantes colecções nacionais e estrangeiras e foi distinguido com o Prémio Vespeira na Bienal do Montijo 1997 e o Prémio do Salão da Sociedade Nacional de Belas Artes 2011.

 

 

Centro Cultural de Cascais – Fundação D. Luís   ver site  

Avenida Rei Humberto II de Itália, Nº16, 2750-800 Cascais

Telefone: 214 815 660/5 | email: geral@fundacaodomluis.pt

Coordenadas: 38º 41’ 38” N  -  90º 25’ 16” S

 

Horário: 

terça a domingo das 10h00 às 18h00, excepto 24 e 25 de Dezembro

Patente até 7 de Janeiro de 2018 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.