Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Chef Vitor Sobral, Mário Rolando Peres e Paulo Laureano são os protagonistas da 5ª Edição de "A ÚLTIMA CEIA" do HISTÓRIA

 

image004.jpg

 

A recriação da ementa da Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos, adaptada a um estilo contemporâneo, vanguardista e inovador

 

O CHEF VITOR SOBRAL, MÁRIO ROLANDO PERES E PAULO LAUREANO SÃO OS PROTAGONISTAS DA 5ª EDIÇÃO DE “A ÚLTIMA CEIA” DO HISTÓRIA

 

Como seria a última ceia de Jesus Cristo e os apóstolos na atualidade?

 

Pelo quinto ano consecutivo, o canal HISTÓRIA lança um desafio gastronómico, único e exclusivo a um chef Português, para uma viagem histórica de interpretação e recriação da ementa da Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos, adaptando-a ao século XXI. 

 

Nesta edição, o Chef Vitor Sobral, uma grande referência em Portugal no Mundo da Culinária,Mário Rolando Peres, um dos maiores especialistas em pão,e Paulo Laureano, um dos mais conceituados enólogos portugueses, são os protagonistas da produção especial “A ÚLTIMA CEIA”, com estreia no canal no dia 7 de abril, às 22h00.

 

De acordo com o seu estilo e visão pessoal, o Chef Vitor Sobral sustenta a sua proposta, apresentando três pratos: entrada, prato de carne e sobremesa, com ingredientes historicamente comprovados. A couvert de entrada é composta por azeitonas temperadas com hortelã, mousse de pistácio, ervas aromáticas e pão não fermentado. Sendo o atum, um dos peixes mais consumidos nesta época, e inspirando-se no “garum”, a entrada inclui o atum Escabeche, orégãos, redução de vinho e sangue de atum. 

 

O prato principal apresentado foi Cordeiro Assado, feijão e nozes.“Após algumas pesquisas sobre os ingredientes da época, eram referidos o cordeiro e o feijão com molho cozido em fogo lento. A minha ideia foi assar o cordeiro no forno e também uma vez mais aproveitar a alcatra de feijão da cozinha regional açoriana, que é feita no forno, para compor o prato. As nozes eram também um ingrediente, muito utilizado na época, por isso aproveitei-as para temperar o cordeiro”, comenta o Chef Vitor Sobral.

 

Para a sobremesa a proposta foi Mexidos estilo charroset (pão, vinho, mel e frutos secos). “Charosset: foi uma das referências de sobremesas que encontrei. Ao comparar a forma como é feita e todo o processo, encontrei referências nos mexidos, uma sobremesa que é feita habitualmente no Natal, em Braga. A base é pão, vinho, mel e frutos secos”, acrescenta o Chef Vitor Sobral.

 

O pão e o vinho, enquanto simbolismo, foram elementos muito importantes na última ceia. O pão simbolizava o corpo de Cristo e o vinho representava o seu sangue. Inspirando-se nestes elementos, este ano o canal convidou também um dos maiores especialistas em pão, Mário Rolando Peres, para amassá-lo para a última ceia e explicar a diferença entre pão fermentado e não fermentado.  Paulo Laureano, um dos mais conceituados enólogos portugueses, juntou-se também a este desafio, visto ser um dos poucos, em Portugal, a produzir o vinho e conservá-lo em ânforas de Barro, tal como era feito na época. O HISTÓRIA foi até à sua adega para que o próprio pudesse contar todo o processo.

 

“Como motivo de celebrar a Páscoa e de aproximar o passado à sociedade atual, lançámos uma vez mais o desafio gastronómico a um dos grandes chefs de Portugal para recriar de forma inovadora a ementa da Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos. Inspiramo-nos também em dois elementos que foram principais, enquanto simbolismo, nesta refeição como o pão e o vinho e estendemos o convite a um dos maiores especialistas em pão e a um dos mais conceituados enólogos portugueses para nos explicarem todo o processo”, refereCarolina Godayol, diretora geral do The History Channel Ibéria.

 

O menu apresentado fará parte do cardápio do restaurante Peixaria da Esquina, em Campo de Ourique (Lisboa), estando disponível de 1 a 16 de abril*, como opção de refeição para os visitantes (preço: 50€ por pessoa, com vinho Paulo Laureano Tradições Antigas Talha incluído).

 

Esta recriação foi gravada no restaurante Peixaria da Esquina, na Adega com ânforas de barro, em Beja,e na Padaria em Figueiras, sendo emitido,em exclusivo, no canal HISTÓRIA, durante a Semana Santa, a partir do dia 7 de abril até à Pascoa, dia 16 de abril.

 

 

MENU ÚLTIMA CEIA - HISTÓRIA 2017

Entrada

Atum Escabeche, orégãos, redução de vinho e sangue de atum

Prato de Carne

Cordeiro Assado, feijão e nozes, e quinoa

Sobremesa

Mexidos estilo Charroset (pão, vinho, mel e frutos secos)

Vinho

Paulo Laureano Tradições Antigas Talha

 

*Horário Peixaria da Esquina: Terça a Sexta: 19h00 às 23h30 | Sábado e Domingo: 12h30 a 15h30 / 19h30 às 23h30

 

HISTÓRIA

O HISTÓRIA emite as produções internacionais mais prestigiosas e apaixonantes da televisão como “World Wars”, “A Humanidade”, “O preço da História”, “Alienígenas”, e aposta na melhor produção própria com séries como “ Microassassinos”, “E de repente Teresa” e “Templários”. Um canal de referência que explora os feitos que transformam o mundo e aproxima o espectador da História. Uma forma de humanizar o passado, refletir o presente e iluminar o futuro.

Produzido por The History Channel Iberia, uma joint-venture entre a AMC International-Iberia e a A+E Networks, o HISTÓRIA é uma marca de prestígio internacional que está disponível em mais de 160 países e que chega a mais de 330 milhões de espectadores em todo o mundo. O canal é distribuído em Portugal na Meo, NOS, NOWO e Vodafone.