Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Chronopost apoia a 17ª Festa do Cinema Francês

Chronopost renova apoio à Festa do Cinema Francês pelo nono ano consecutivo e garante assim a recolha e o transporte das películas provenientes de França com destino às 11 cidades onde decorre a exibição.

 

A Chronopost foi eleita, pelo nono ano consecutivo, a transportadora oficial da Festa do Cinema Francês que decorre até 13 de Novembro. As primeiras sessões acontecem em Lisboa e o Festival irá percorrer mais 10 cidades portuguesas, de norte a sul do país.

 

Organizada pela Embaixada de França, o Institut Français du Portugal e a rede das Alliances Françaises em Portugal, a Festa do Cinema Francês festeja este ano o seu 17° aniversário e conta, mais uma vez, com o apoio da Chronopost que assim garante a recolha e o transporte das películas e de todos os materiais da campanha provenientes de França e com destino às cidades onde irá decorrer a exibição.

“A Chronopost orgulha-se de ter sido novamente escolhida pela levar a sétima arte aos vários pontos do país, contribuindo de forma ativa para o enriquecimento cultural dos portugueses. Creio que esta é mais uma demonstração da confiança e qualidade depositada nos nossos serviços e na fiabilidade das nossas entregas. Gostava ainda de desafiar os portugueses a experimentarem um programa diferente e assistirem a algumas das sessões em exibição no Festival de Cinema Francês”, refere Olivier Establet, Presidente da Chronopost Portugal.

 

Com a realizadora Anne Fontaine como madrinha, a 17ª Festa do Cinema Francês mostrará 68 filmes, muitos dos quais em antestreia, como "Tão só o fim do mundo", de Xavier Dolan, que encerrará a festa em Lisboa a 16 de outubro, ou "La danseuse", de Stéphanie di Giustoo, que abrirá o festival no Porto a 24 de outubro.

 

Este ano, o festival fará ainda uma homenagem genérica ao cinema francês, com filmes de Jean Renoir, Claude Chabrol ou Claude Sautet, e ainda com "Uma viagem pelo cinema francês com Bertrand Tavernier", deste cineasta francês, a exibir no dia 18 em parceria com a Cinemateca.

 

Entre os convidados, além de Anne Fontaine, a Festa contará em Lisboa com as presenças da realizadora Fabianny Deschamps, do músico Olaf Hund e da atriz Yilin Yang. Em Lisboa estarão também o realizador Sébastien Betbeder e o ator e antigo futebolista Eric Cantona por conta do filme "Marie et les naufragés", com estreia a 10 de outubro no Cinema São Jorge.

 

O cinema de animação francês terá também destaque, com curtas-metragens que foram exibidas nos últimos cinco anos no festival de Annecy e mostrará, entre outros, as longas "Gus petit oiseau, grand voyage”, de Christian De Vita, e "La tortue rouge", de Michael Dudok de Wit.

 

Criada em 2000, a Festa do Cinema Francês tem vindo a crescer a cada ano, assumindo-se atualmente como um dos maiores festivais de cinema do país, com um número de espectadores próximo dos 30.000 em cada edição. Depois de Lisboa, a 17.ª edição da Festa do Cinema Francês vai passar por Almada, Leiria, Coimbra, Viana do Castelo, Porto, Faro e Seixal.