CICLO À TARDE NO MUSEU | Recital de canto e piano | José Corvelo e Amélia Iliescu | Quinta, 30 de Junho, excepcionalmente às 18h
CICLO À TARDE NO MUSEU
próximo concerto:
30 de Junho,18h* | bilhetes €5, sócios €3
Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música
Comissária: Ana Paula Russo
*Devido ao jogo da selecção nacional, o concerto será excepcionalmente às 18h
RECITAL de Canto e Piano
José Corvelo | barítono
Amélia Iliescu | piano
Programa
- A. Mozart (1756 – 1791)
Tema com variações sobre um Minueto de Duport, KV. 573
Frédéric Chopin (1810 – 1849)
Ballade Op. 23, n.º 1
Jean Paul Martini (1746 – 1816)
Plaisir d'amour
Christoph Willibald Gluck (1714 – 1787)
O del mio dolce ardor
Ludwig van Beethoven (1770 – 1827)
An die ferne Geliebte, Op. 98
Auf dem Hügelsitzich, spähend
Wo die Berge so blau
Leichten Segler in den Höhen
Eskehret der Maien, esblühet die Au
Nimm sie hindenn, diese Lieder
Franz Schubert (1797 – 1828)
Wohin?
Danksagunganden Bach
Der Lindenbaum
Der Leiermann
Ständchen
Die Taubenpost
Biografias
José Corvelo é natural da ilha das Flores. É licenciado pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo onde integrou a classe do prof. José de Oliveira Lopes. Foi-lhe atribuído o prémio Eng. António de Almeida pela Fundação com o mesmo nome, que distingue os melhores alunos finalistas das Universidades Portuenses. Mestre pela Universidade de Aveiro. Participou em masterclasses com Oliveira Lopes, F. Correia, R. Knoll, L. Chkónia, L. Bizineche, E. Ferrari, F. Lázaro, A. Vespasiani, E. Nova. Aperfeiçoou-se no domínio da ópera, em Portugal, com J. Vaz de Carvalho e, em Madrid, com D. Muñoz. Integrou o Atelier de Ópera da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Em 2015 foi agraciado com a Insígnia Autonómica de Mérito Profissional, pela Região Autónoma dos Açores.
Foi solista em obras coral-sinfónicas, como Magnificat, BWV 243, Paixão segundo S. João e Paixão segundo S. Mateus de J.S.Bach, Messias de Händel, Requiem, Krönungs-Messe e Litaniae Lauretanae, K.109, de Mozart, Sinfonia nº 9 de Beethoven, Missa em Sol Maior de Schubert, Requiem de Faurè, Stabat Mater de Rossini, Te Deum de Dvorak, Carmina Burana de Orff e em inúmeras óperas como Figaro e Conde (Le Nozze di Figaro), Leporello (Don Giovanni), Escamillo (Carmen) e D. Bartolo (Il barbiere di Siviglia), Alfio (Cavalleria Rusticana), Tonio (Pagliacci), Sharpless (Madama Butterfly), Dulcamara (L'Elisir d'amore), Smirnov (The Bear), entre muitos outros.
Participou em estreias mundiais de várias óperas, nomeadamente “A Floresta” de Eurico Carrapatoso e “Banksters” de Nuno Corte-Real. Gravou em DVD, com a Orquestra Nacional do Porto, “O lobo Diogo e o mosquito Valentim” de E. Carrapatoso. Em 2013 participou, como actor/cantor, no filme de Michael Sturminger "The Casanova Variations".
Foi dirigido por diversos maestros, como Osvaldo Ferreira, Ferreira Lobo, Jan Wierzba, Gunther Arglebe, Christopher Bochmann, Martin André, João Paulo Santos, Nikša Bareza, Marc Tardue, entre muitos outros.
Amelia Olivia Iliescu nasceu na Roménia em 1984. Estudou piano na Escola de Artes ”Marin Sorescu” de Craiova e continuou os estudos na Universidade Nacional de Música de Bucareste, onde concluiu a Licenciatura em Interpretação Musical – Especialização em Piano, na classe de piano da professora Dana Borsan. Durante os estudos na faculdade (2004-08), formou-se também em outras disciplinas, entre as quais: Música de câmara, Acompa-nhamento, Formação Profissional em Pedagogia de ensino, Formas de Música e de Composição, História da Música, Psicologia, Sociologia, Administração. Em 2010, concluiu o Mestrado em Artes, Interpretação Musical – Especialização em Piano e Música de Câmara, na mesma instituição.
Participou em várias masterclasses em Itália, Polónia, Bélgica, Roménia e obteve numerosos prémios em competições de piano nacionais e internacionais e o Grau de excelência.
Realizou recitais na Roménia, França, Polónia, Bélgica, Portugal. Como pianista, abordou repertório do estilo pré-clássico até ao repertório moderno e contem-porâneo. Actualmente é professora de piano e acompanhadora no Conserva-tório do Vale do Sousa e na Academia de Música SFV de Vizela, desde 2012. Tem escrito vários artigos e trabalhos em seminários científicos (a mais recente participação em Maio de 2014) e revistas de especialidade.