Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Ciclo "Café com Filmes" - 1.º trimestre de 2022

descarregar (21).jpg

 

O ciclo “Café com Filmes”, produzido pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com o Académico de Torres Vedras, prossegue.

Recorde-se que este ciclo parte da tradição de Torres Vedras na área do cinema, nomeadamente de um passado cineclubista. É objetivo da iniciativa dinamizar um conjunto de atividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo mediante a exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo e a sociedade, para a descodificação da linguagem e para a formação de novos públicos.

As próximas sessões a realizar no âmbito do ciclo “Café com Filmes” acontecerão no Teatro-Cine de Torres Vedras, sempre pelas 21h00. Nelas será exibido: o filme Mais uma rodada, de Thomas Vinterberg (13/1); o filme Gunda, de Victor Kossakovsky (27/1); o filme Shoplifters – Uma família de pequenos ladrões, de Hirokazu Kore-eda (3/2); os filmes Janela, de Patrícia Sobreiro, e A metamorfose dos pássaros, de Catarina Vasconcelos (17/2); o filme A candidata perfeita, de Haifaa Al-Mansour (10/3); e o filme Os sete samurais, de Akira Kurosawa (31/3).

A participação nas sessões do ciclo “Café com Filmes” são gratuitas.

Mais informação sobre o ciclo “Café com Filmes” pode ser obtida na área de agenda do site da Câmara Municipal de Torres Vedras ou no Facebook da iniciativa.



 

Mais uma rodada



Sinopse: Martin (Mads Mikkelsen) e três dos seus amigos decidem aplicar à sua monótona vida de professores do ensino secundário a teoria de que o ser humano precisa de uma pequena quantidade de álcool no sangue para diminuir os problemas da vida e aumentar a criatividade. O que começa como um estudo académico promissor acaba por trazer consequências para as suas vidas a nível pessoal e profissional.

 

Mais Uma Rodada diverte e traz à tona uma discussão pertinente sobre os efeitos de usar o álcool para fugir da realidade. Você não precisa estar bêbado para rir, ou chorar, com o grupo de professores, e entender o motivo do filme ganhar o Oscar de Melhor Filme Internacional.” Rolling Stone

 

Vencedor do Oscar na categoria de “Melhor Filme Internacional”

BAFTA de "Melhor Filme não falado em Inglês"

Festival de Cannes – Seleção Oficial

Festival Internacional de Toronto – Seleção Oficial

 

Dinamarca, Suécia, Holanda, 2020
Realização: Thomas Vinterberg
Género: Drama
Duração: 1h57 min

 

 

Gunda 

 

Sinopse: Na vastidão do mundo vivo, partilhamos o nosso planeta com biliões dos chamados animais de quinta. Contudo, nas sociedades industrializadas, somos amiúde condicionados para os considerar animais sem senciência, meros recursos passivos. Em Gunda, o realizador Victor Kossakovsky propõe-nos um universo moral radicalmente recalibrado, onde o encontro com uma mãe porca (a epónima Gunda), duas vacas astuciosas e uma galinha perneta e exuberante nos recorda o valor inerente da vida de todos os seres.

 

“Um filme marcante de um cineasta original” The Hollywood Reporter

“Comovente e deslumbrante” The Film Stage

 

Noruega, EUA, Reino Unido, 2020
Realização: Victor Kossakovsky
Género: Documentário
Duração: 96 min

 

 

Shoplifters – Uma família de pequenos ladrões

 

Sinopse: Nas margens de Tóquio, uma família que pratica pequenos furtos para sobreviver, decide abrigar uma menina que encontram na rua. Apesar das dificuldades, parecem uma família feliz - até que um acidente revela segredos escondidos, colocando os seus laços à prova.

 

Shoplifters é um retrato “classista” do Japão, a contrapor conforto material e calor emocional, a perguntar o que é, realmente, uma família.” Público

 

Festival de Cannes – Vencedor da "Palma de Ouro"

Festival de Munique – Prêmio ARRI / OSRAM de Melhor Filme Internacional

 

Japão, 2018
Realização: Hirokazu Kore-eda
Género: Drama
Duração: 2h01min




Janela (exibição integrada em “Sessão Dupla”)



Neste ensaio autobiográfico, Patrícia Sobreiro explora uma visão pessoal e íntima de uma janela, que se funde com a memória de uma avó.

 

Portugal, 2019
Realização: Patrícia Sobreiro
Duração: 6m48s
Género: Fotofilme documental

 

 

A metamorfose dos pássaros (exibição integrada em “Sessão Dupla”)



Sinopse: O falecimento da sua avó faz com que a realizadora e seu pai se encontrem em um lugar emocional diferente daquele que muitos pais e filhas conhecem. Ao longo deste “diário polifónico” ambos exploram a intimidade, as relações familiares, a ausência materna e a passagem do tempo, enquanto encaram a perda como algo impulsionador de novos recomeços.

 

Portugal, 2020
Realização: Catarina Vasconcelos
Duração: 1h41min
Género: Documentário

 

 

A sessão dupla em que serão exibidos os filmes Janela e A metamorfose dos pássaros contará com a presença das respetivas realizadoras.

 

 

A candidata perfeita


Sinopse: Maryam é uma jovem médica ambiciosa que trabalha numa clínica de uma pequena cidade na Arábia Saudita. Apesar das suas qualificações, Maryam tem de conquistar diariamente o respeito dos colegas homens e a aceitação dos seus pacientes.

Impedida de viajar para o Dubai, na tentativa de procurar um emprego melhor, uma confusão burocrática leva-a a deparar-se com os formulários para as eleições municipais da cidade e decide concorrer. Com o pai músico ausente numa tour de primeiros concertos públicos permitidos no Reino em décadas, Maryam convoca as suas duas irmãs mais novas para começar a arrecadar fundos e organizar eventos de campanha. Enquanto enfrentam as restrições dos papéis tradicionais da mulher, a audaciosa candidatura de Maryam começa a ganhar impulso e a desafiar a sua comunidade conservadora. À medida que cresce uma luta renhida com o seu oponente homem, Maryam e a sua família mobilizam a sua determinação e criatividade para fazer avançar a sua sociedade tradicional.

 

A Candidata Perfeita dá uma visão sincera da sociedade da Arábia Saudita que despertará a curiosidade do público ocidental.” The Hollywood Reporter

“Um filme com mensagem admirável pela sua sutileza e também pela sua execução, A Candidata Perfeita enfrenta a opressão e defende fortemente a mudança.” Rotten Tomatoes

 

Arábia Saudita | Alemanha, 2019
Realização: Haifaa Al-Mansour
Género: Drama
Duração: 1h44 min

 

 

Os sete samurais (exibição integrada na rúbrica “Lugar ao Clássico”)

 

Sinopse: No Japão do séc. XVI, uma aldeia farta de ser saqueada por grupos de bandidos, que lhe roubam as colheitas e as mulheres, decide pedir auxílio para a sua defesa a um grupo de Samurais. Seis guerreiros, chefiados por Kambei (Takashi Shimura) e pelo filho de um camponês, preparam os moradores da aldeia para resistirem a um novo e iminente ataque.

 

"Os Sete Samurais não apenas é uma nova forma de filme de ação, mas também criou um subgênero no cinema: os filmes que falam sobre um grupo de heróis inesperados numa missão impossível que lutam para salvar suas almas." Ana Maria Bahiana

“Kurosawa oferece-nos beleza no meio da razão, uma espécie de garantia quando tudo o resto é posto em causa. Ao mesmo tempo que questiona ações, esperanças, pensamentos, joga deliberadamente com as nossas emoções e também nós nos abrimos e regressamos à infância. Numa sequência final profundamente subtil e misteriosa, Kurosawa anuncia a esperança. No final de contas, somos todos humanos; todos sentimos o mesmo - no fundo, todos somos camponeses.” Donald Richie, The Films of Akira Kurosawa

 

Festival Internacional de Veneza de 1954 – Vencedor do "Leão de Prata"

Óscares de 1954 – Nomeado na Categoria de "Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino"

 

Japão, 1954
Realização: Akira Kurosawa
Género: Ação/Drama
Duração: 3h27 min