Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

CICLO DE CINEMA PORTUGUÊS em Ourém | 15, 17, 24 e 31 de agosto

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Albardeira Associação Cultural propõe um Ciclo de Cinema Português — disperso, desta vez, por 4 freguesias do concelho de Ourém. A 15, 17, 24 e 31 de agosto, há sessões no Olival, Rio de Couros, Caxarias e Alburitel. Esta iniciativa segue-se aos ciclos temáticos de cinema que a Albardeira programou no Teatro Municipal de Ourém entre fevereiro e maio deste ano, e que culminaram com uma mostra de filmes premiados (incluindo  "Dias Perfeitos" de Wim Wenders).


Programa completo:

15 agosto | Parque de Lazer do Olival — O Filme do Bruno Aleixo (João Moreira e Pedro Santo, 2020, 1h32m)

17 agosto | Junta de Freguesia de Rio de Couros — Volta à Terra (João Pedro Plácido, 2014, 1h18m)

24 agosto | Feira de São Bartolomeu, Caxarias — Capitão Falcão (João Leitão, 2015, 1h46m)

31 agosto | Jardim da Oliveiras, Toucinhos — Bustarenga (Ana Maria Gomes, 2019, 30m) + Os Últimos Dias de Emanuel Raposo (Diogo Lima, 2021, 47m)

 

Todas as sessões são de entrada livre e têm início às 21h45.

 

Este ciclo de cinema é programado pelo Cineclube Albardeira, produzido pela Albardeira Associação Cultural e conta com o apoio do Município de Ourém, do Teatro Municipal de Ourém e das Juntas de Freguesia de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, Gondemaria e Olival, Alburitel, e Caxarias.

 

Segue em anexo materiais gráficos desta atividade.

Agradecemos a divulgação deste ciclo de cinema.

Qualquer questão adicional, não hesitem em contactar-nos.



SINOPSES:

  • O FILME DO BRUNO ALEIXO: Bruno Aleixo foi convidado a escrever um biopic sobre a sua própria vida. Carecendo de ideias, foi pedi-las aos amigos mais próximos. Reunidos num café, cada um sugere uma ideia diferente, mais ou menos biográfica.
  • VOLTA À TERRA conta a história de uma comunidade em extinção: camponeses que praticam agricultura de subsistência numa aldeia das montanhas do norte de Portugal, esvaziada pela imigração. Entre a evocação do passado e um futuro incerto, seguimos os 49 habitantes da Uz pelas quatro estações do ano. Entre os habitantes encontramos António, antigo emigrante que realizou o sonho de regressar ao país e prepara a festa da aldeia para o Verão, e Daniel, jovem pastor que sonha com o amor ao anoitecer.
  • Portugal, década de 1960. CAPITÃO FALCÃO é reconhecido como o mais patriota dos super-heróis. Totalmente leal a António de Oliveira Salazar, o presidente do Conselho de Ministros, ele dedica-se a combater todas as ameaças à nação. E começam a manifestar-se estranhos movimentos antifascistas que podem pôr em causa o Estado Novo... Falcão, juntamente com o seu corajoso companheiro, Puto Perdiz, vai ter de encontrar um meio de eliminar todos os que se atravessem no seu caminho e tenham a audácia – e falta de escrúpulos – de se erguer contra a ditadura portuguesa, algo em que toda a sua vida acreditou.
  • OS ÚLTIMOS DIAS DE EMANUEL RAPOSO é um mockumentary sobre um apresentador mítico da televisão pública açoriana em inícios dos anos 90. Nas gravações do último episódio do programa que marca a sua despedida do pequeno ecrã, uma semana de trabalho turbulenta coloca Emanuel Raposo em rota de colisão com colegas de trabalho e em confronto com a aproximação do fim da sua carreira.
  • Como acontece em todos os verões desde que nasceu, Ana vai a BUSTARENGA, uma pequena aldeia situada na montanha, no interior de Portugal. Aos 36 anos, esta parisiense de origem portuguesa ainda é solteira. Os habitantes da aldeia, preocupados com o seu futuro, fazem-na compreender que o tempo urge. Ana vai ouvir os conselhos e os avisos dos moradores para encontrar o principe encantado segundo os preceitos da aldeia.