Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Ciclo de guitarras em Mafra

image003.jpg

 

Das belas melodias intemporais, interpretadas pela guitarra portuguesa, às experiências contemporâneas, que misturam o fado com sonoridades de outras latitudes. De 12 de novembro a 10 de dezembro, a Câmara Municipal organiza o “Ciclo de Guitarras” na Casa da Música Francisco Alves Gato, integrada no Complexo Cultural Quinta da Raposa, em Mafra. Este ciclo, que congrega quatro concertos com entrada gratuita, enquadra-se na estratégia municipal de promoção da música, abrangendo diversos géneros musicais destinados aos mais variados públicos.

 

O mais notável embaixador da guitarra portuguesa, António Chainho, inaugura este ciclo. No concerto agendado para o dia 12 de novembro, o público terá a oportunidade de escutar o artista completo que, somando mais de 50 anos de carreira, é considerado como um dos 50 músicos mais influentes da World Music. Acompanhado por Ciro Bertino e Tiago Oliveira, António Chainho tem como convidado especial Francisco José Alves Gato, filho do ilustre carrilhanista mafrense, compositor e tocador de guitarra portuguesa que dá nome à Casa da Música de Mafra.

 

No dia 26 de novembro, sobe ao palco o brilhante guitarrista de fado José Manuel Neto. Dentro dos cânones da canção que é Património Cultural Imaterial da Humanidade, apresenta um estilo próprio marcado pela fluidez, versatilidade e simplicidade frásica que caracteriza a melhor música popular.

 

Edu Miranda, um dos nomes incontornáveis da música portuguesa e brasileira, atua no dia 3 de dezembro. Tocando bandolim, e fazendo-se acompanhar por Tuniko Goulart e João Pedro Goulart, promete um espetáculo marcado pelo virtuosismo e pela boa disposição, integrando ritmos como o chorinho, o samba, o baião, o forró e o maracatu.

 

A atuação de Pedro Viana encerrará este ciclo no dia 10 de dezembro. O seu talento tem vindo a ser reconhecido pelos maiores nomes do panorama fadista, tendo tocado para Marco Rodrigues, Cuca Roseta, Mariza, Ana Moura, Jorge Fernando, Celeste Rodrigues, Carlos do Carmo, Mafalda Arnauth, António Zambujo, entre muitos outros. Faz-se acompanhar por Frederico Gato (neto de Francisco Alves Gato), Bernardo Viana e Vicky Fernandes, para além do convidado especial Francisco José Alves Gato.

 

Todos os concertos tem início às 21h30 e a entrada é gratuita, sujeita a reserva. O levantamento dos ingressos pode ser efetuado nos postos de turismo de Mafra e Ericeira, bem como no Complexo Cultural Quinta da Raposa, em Mafra.

 

Consulte o folheto:

https://www.cm-mafra.pt/sites/default/files/folheto_ciclo_de_musica_-_guitarras_0.pdf

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.