Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Ciclo de música barroca “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”

Cartaz_Noites_de_Queluz.jpg

 

De 3 a 31 de outubro, no Palácio Nacional de Queluz

Ciclo de música barroca “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”

 

 

De 3 a 31 de outubro, a Parques de Sintra e o Divino Sospiro - Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (DS-CEMSP) apresentam o ciclo de música barroca “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, que inclui oito concertos que decorrerão no Palácio Nacional de Queluz.

 

Segundo o diretor artístico, Massimo Mazzeo, este ciclo musical, que dá especial destaque às obras de Luigi Boccherini, é para “todos os que acreditam nos valores da Cultura e que procuram o seu bem-estar através dela”. “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” trará “música intemporal e intérpretes extraordinários que se conjugam com a beleza e majestade da arquitetura, primorosamente restaurada, numa experiência que preencherá as nossas almas”.

 

Informação sobre os concertos

O concerto de abertura deste ciclo de música barroca, “Boccherini e Mozart em Paris”, que terá lugar a 3 de outubro, às 21h30, na Sala da Música, conta com Massimo Spadano (violino) e Luca Guglielmi (pianoforte). Neste concerto serão tocadas quatro sonatas de L. Boccherini e de W. A. Mozart.

 

Sara Mingardo (contralto), Ivano Zanenghi (alaúde) e Giorgio Dal Monte (cravo) apresentam o concerto “Serão de Canções no Seicento”, recriando o que poderia ser um serão num salão aristocrático do século XVII, a 9 de outubro, às 21h30, na Sala do Trono. Nesta noite serão interpretadas obras de A. Falconieri, C. Monteverdi, Piccinini, G. Carissimi, G. Frescobaldi, Salvatore e B. Strozzi.

 

No dia 17 de outubro, às 21h30, na Sala da Música, tem lugar o concerto “Beethoven: Beleza à Beira do Abismo”, por Arthur Schoonderwoerd. Um recital de pianoforte que aborda quatro importantes obras da primeira fase da produção pianística de Beethoven, compostas entre 1798 e 1802, coincidindo com a altura em que o pianoforte se impõe definitivamente face ao cravo.

A 23 de outubro inicia um fim de semana de concertos especialmente dedicados a Bocherini, com o Quarteto Mosaïques - composto por Erich Höbarth (violino), Andrea Bischof (violino), Anita Mitterer (violeta) e Christophe Coin (violoncelo) – acompanhados por David Sinclair (contrabaixo) e María Hinojosa Montenegro (soprano) apresentam o concerto “Um Stabat Mater de Câmara”. Tem início às 21h30, na Sala do Trono.

 

O Quarteto Mosaïques volta a apresentar-se no dia 24 de outubro, desta vez com Patrick Cohen (pianoforte), no concerto “Música Íntima Segundo Boccherini e Haydn”. O concerto terá lugar na Sala da Música, às 21h30, e serão interpretadas, como o nome do concerto sugere, obras de J. Haydn e de L. Boccherini.

 

No dia 25 de outubro é a vez de Maria Tecla Andreotti (flauta), Christophe Coin (violoncelo) e Patrick Cohen (pianoforte) se apresentarem na Sala da Música, às 18h00. O concerto, “Tocando com os Reis da Prússia”, conta com obras de M. Clementi, I. Pleyel, L. Boccherini e J. Haydn.

 

O concerto do dia 30 de outubro, intitulado “Classicismo a 4 Mãos”, conta com os dois pianistas Artur Pizarro e Rinaldo Zhok, que tocarão o pianoforte Clementi, na Sala do Tono, às 21h30. As obras a interpretar serão de L. van Beethoven, M. Clementi, W. A. Mozart e C. G. Neefe.

 

O concerto de encerramento do ciclo, “Explorações Originais”, tem lugar no dia 31 de outubro, às 21h30, na Sala do Trono. A Divino Sospiro (orquestra), dirigida pelo maestro Massimo Mazzeo, acompanhará Artur Pizarro (cravo) e Rinaldo Zhok (pianoforte), apresentando obras de C. P. E. Bach e F. J. Haydn.

 

Informações úteis

Bilhetes à venda nas bilheteiras da Parques de Sintra, online, na FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt e Postos de Turismo de Sintra e Cascais. Este ciclo musical é para M/6 anos.

 

O projeto “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, com direção artística de Massimo Mazzeo, conta com o apoio da Direção Geral das Artes e das Pousadas de Portugal bem com a Antena 2 e a SIC Notícias como media partners.

 

“Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” – Palácio Nacional de Queluz

 

Boccherini e Mozart em Paris

Sábado, 3 de outubro, 21h30, Sala da Música

Massimo Spadano (violino) e Luca Guglielmi (pianoforte)

Bilhetes à venda nos locais habituais ou online

 

Serão de Canções no Seicento Sexta-feira, 9 de outubro, 21h30, Sala do Trono

Sara Mingardo (contralto), Ivano Zanenghi (alaúde) e Giorgio Dal Monte (cravo)

Bilhetes à venda nos locais habituais ou online

 

Beethoven: Beleza à Beira do Abismo

Sábado, 17 de outubro, 21h30, Sala da Música

Arthur Schoonderwoerd (pianoforte)

Bilhetes à venda nos locais habituais ou online

 

Um Stabat Mater de Câmara

Sexta-feira, 23 de outubro, 21h30, Sala do Trono

Quarteto Mosaïques [Erich Höbarth (violino), Andrea Bischof (violino), Anita Mitterer (violeta), Christophe Coin (violoncelo)], David Sinclair (contrabaixo) e María Hinojosa Montenegro (soprano)

Bilhetes à venda nos locais habituais ou online

 

Música Íntima Segundo Boccherini e Haydn

Sábado, 24 de outubro, 21h30, Sala da Música

Quarteto Mosaïques [Erich Höbarth (violino), Andrea Bischof (violino), Anita Mitterer (violeta), Christophe Coin (violoncelo)]

Bilhetes à venda nos locais habituais ou online

 

Tocando com os Reis da Prússia

Domingo, 25 de outubro, 18h00, Sala da Música

Maria Tecla Andreotti (flauta), Christophe Coin (violoncelo) e Patrick Cohen (pianoforte)

Bilhetes à venda nos locais habituais ou online

 

Classicismo a 4 Mãos

Sexta-feira, 30 de outubro, 21h30, Sala do Trono

Artur Pizarro (pianoforte) e Rinaldo Zhok (pianoforte)

Bilhetes à venda nos locais habituais ou online

 

Explorações Originais

Sábado, 31 de outubro, 21h30, Sala do Trono

Divino Sospiro (orquestra), Massimo Mazzeo (maestro), Artur Pizarro (cravo) e Rinaldo Zhok (pianoforte)

Bilhetes à venda nos locais habituais ou online

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

BILHETES:

10 Euros por concerto

À venda nas bilheteiras da Parques de Sintra, online em www.blueticket.pt e na FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt e Postos de Turismo Aeroporto e Pç. Do Comércio.

M/6 anos