Ciclo Florbela Espanca
A propósito da Comemoração dos 120 anos do nascimento de Florbela Espanca, a Fundação Marquês de Pombal tem vindo a realizar ao longo deste ano diversas iniciativas de carácter cultural. Este ciclo teve início com a divulgação dos poemas inéditos de Florbela, publicados em Março último, seguindo-se uma aula para os alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Miraflores.
No próximo dia 13 de Junho, pelas 18 horas, terá lugar no Salão Nobre da Fundação Marquês de Pombal, no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, uma aula aberta, com a investigadora Severina Gonçalves. Esta aula, será conduzida como uma viagem pela vida de Florbela, que começa aos 8 anos, em Vila Viçosa, quando escreve o seu primeiro poema “A Vida e a Morte” e seguirá de forma irreverente e inconstante como a própria poetisa, até aos 36 anos, quando vem a falecer em Matosinhos, acompanhando o seu “Diário do último ano” e a riqueza literária dos seus contos.
Esta abordagem é uma oportunidade única para se conhecer o “outro lado” de Florbela Espanca, o seu amor fraternal pelo irmão Apeles e os seus três casamentos. A busca incessante pelo “verso perfeito”, que nunca alcançou, valeu-lhe o reconhecimento de Fernando Pessoa, que a chamou-a de “Alma sonhadora, irmã gémea da minha!”.
Falar de Florbela é falar de Portugal na sua relação com o mundo, do feminino e da grande fonte de inspiração que são os “brinquedos maiores, mais belos e mais sólidos” da sua imaginação que se expressa numa comunicação viva e poderosa, sem precedentes no seu género. Esta ideia marca uma época que partilha com Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, entre outros por todo o mundo ocidental, num atribulado início de século XX.
Os poemas e conto serão recitados ao longo da aula pelos jovens do programa transforma(TE) – Formação e Voluntariado da Nova Acrópole Oeiras-Cascais. Participarão ainda um grupo de jovens cantores e músicos da Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo e o pintor Carlos Santos Marques irá criar ao vivo um quadro com a imagem da poetisa, cujo valor da venda reverterá integralmente para a Ludoteca da Fundação Marquês de Pombal, instituição de apoio às crianças cadenciadas do bairro da Outurela/Portela.
A organização do evento foi partilhada pela Fundação Marquês de Pombal, pela Nova-Acrópole Oeiras-Cascais e pela Thinkers - Eventos e Arte.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do número de telefone fixo da Fundação: 214 158 161 ou do telemóvel 966 921 925.
A Aula Aberta sobre Florbela Espanca, também está no Facebook, onde se pode consultar o programa completo e marcar presença, através da seguinte ligação: https://www.facebook.com/events/1661814397385192.