Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Ciclo formativo: Aprender a ler a Arte Sacara - "Iconografia e Catequese. Imagens que contam estórias"

2ª sessão do ciclo formativo “Aprender a ler a Arte Sacra”

"Iconografia e Catequese. Imagens que contam estórias"

29 de abril de 2017 (sábado), 10h00-13h00

Capela do Senhor do Bonfim (Setúbal)

(junto ao Estádio do Vitória Futebol Clube)

 

O ciclo formativo “Aprender a ler a Arte Sacra” é um projeto promovido pela Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal que pretende proporcionar a um público geral uma melhor compreensão da diversidade e da essência da Arte Cristã.

 

Na segunda sessão desta formação, intitulada “Iconografia e Catequese. Imagens que contam estórias”, será analisada a forma como, através das estórias representadas na pintura, escultura, azulejo e talha presentes nas nossas igrejas, foram revelados, ao longo dos vários séculos, temas do Antigo e Novo Testamentos e mensagens catequéticas em torno da Vida de Cristo, da Virgem Maria e dos Santos, bem como de aspetos relacionados com a Doutrina da Igreja. Como tão bem referiu o Beato Frei Bartolomeu dos Mártires em 1564, «as imagens servem de livros aos que não sabem ler, porque ali veem pintado o que no Evangelho está escrito (…). E também as coisas vistas com os olhos comovem e acendem mais o coração que as coisas somente lidas e ouvidas». O riquíssimo património artístico da Capela do Senhor do Bonfim de Setúbal servirá de ilustração aos conteúdos a apresentar.

 

A formação será orientada pelo Pe. António Pedro Boto de Oliveira. Tendo frequentado o Curso Superior para os Bens Culturais da Igreja na Universidade Gregoriana de Roma, é docente de Arte e Arqueologia Cristã e Estética e Teologia na Universidade Católica Portuguesa, antigo Diretor do Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa e atual responsável pelo Serviço de Inventário e Apoio Técnico desse departamento.

 

A iniciativa decorrerá no dia 29 de abril de 2017 (sábado), entre as 10h00 e as 13h00. A participação é gratuita mediante inscrição prévia para artesacra@diocese-setubal.pt ou 265 539 941 (de 3ª a 6ªf, das 14h30 às 16h30).

 

A terceira e última sessão, em torno do tema “Alfaias e Paramentos. Os objetos ao serviço da liturgia”, decorrerá a 27 de maio de 2017 na igreja de São Sebastião de Setúbal.

Mais informações em www.artesacra-setubal.org.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.