Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Ciclo Mundos no Teatro da Trindade

image004.png

image005 (2).jpg

 

JAMES "BLOOD" ULMER ( EUA )

15 jul |M6  | 60m

Sex - 21h30                                  15€ 

Um gigante da música do século XX e deste início do XXI, independentemente de géneros e tendências. Encheu o jazz de funk, de rock e mesmo de folk

e até na cena norte-americana dos blues está a deixar marcas.
Nascido na Carolina do Sul em 1940, as cordas da sua guitarra acompanharam, a partir da década de 60, incontáveis bandas e artistas, do jazz ao R&B, do funk aos blues. Mas seria a sua ligação ao saxofonista Omette Coleman, que pela primeira vez integrou uma guitarra eléctrica na sua música, que o tornariam mítico. Ulmer desdenhou da segurança e do conforto de cada sucesso para mudar tudo. Aderiu ao método harmolódico de Ornette Coleman com o fito de ir mais além, estabelecendo uma nova forma de afinar o seu instrumento. Nenhum dos idiomas musicais da diáspora afro-americana sai incólume dos seus dedos: misturam-se, confundem-se e ficam profundamente renovados.

 

 

image006.jpg

 

ESTER RADA (ETIÓPIA / ISRAEL)

21 jul |M6  | 60m

Qui - 21h30                                  15€ 

A nova voz soul que faz estremecer o mundo inteiro.

Influenciada pelas grandes vozes da soul como Nina Simone, Ella Fitzgerald ou Aretha Franklin, pelas estrelas afro americanas como Eryka Badou, Lauryn Hill ou Jill Scott.

O som de Ester Rada é uma reflexão profunda sobre a herança transcultural desta israelita de origem etíope. Crescer numa família judia muito religiosa e de condição modesta deu a Rada uma vontade indomável de realizar o seu sonho na música. As críticas descrevem o seu género como o encontro do ethio jazz, funk, soul e R&B, com o groove da música negra. A popularidade cada vez mais crescente de Ester já a conduziu a digressões nos Estados Unidos, Canadá e na Europa. Foi nomeada para os prémios MTV EMA, cimentando assim o seu crescimento notório na cena da música ao vivo internacional.

 

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.