Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Ciclo-Peregrinação Barcelona / Fátima

7c0f1110-ff81-4b71-8a6b-5f781888efe9.jpg

 

No dia 14 de Maio, a partir das 15h00, recebemos os peregrinos laringectomizados Pedro Maciel e Manuel Santos, num evento organizado pela  União de Freguesias de Queluz e Belas. No Parque Felício Loureiro, onde reunimos representações de Serviços de Saúde Pública Hospitalar, Associações de Solidariedade e claro, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, teremos actividades desportivas e de sensibilização social, para além das actuações de:

DWAAL
YAKARI
GOOD STUFF
CHARLES SANGNOIR
WE BUFFALO
HER NAME WAS FIRE


No dia anterior, a 13 de maio, espera-se a chegada desta Ciclo-Peregrinação a Fátima, 14 dias após a partida de Barcelona, mais concretamente da X Asamblea “Del Optimismo” - Encontro Internacional de Laringectomizados - em Vilanova i La Geltrú, Barcelona.

O MovApLar (Movimento de Apoio ao Laringectomizado) da LPCC (Liga Portuguesa Contra o Cancro), voltou a apoiar uma iniciativa de 2 peregrinos laringectomizados que protagonizam a ciclo-peregrinação “Dar Voz à Esperança”

Antes de mais fazemos resumo histórico da “Dar Voz à Esperança” que teve sua primeira edição em 2015:

Pedro Maciel, residente de Queluz é membro da MovApLar (Movimento de Apoio aos Laringectomizados da Liga Portuguesa Contra o Cancro) e juntamente com Manuel Santos - outro companheiro deste movimento também, iniciaram em 2015 com a ciclo-peregrinação de Setúbal-Fátima-Lourdes-Vaticano. A promoção da mensagem de Alegria e Gratidão pela vida, com o lema "Dar Voz à Esperança", num testemunho real de força física e mental, destinado a animar e motivar outros doentes oncológicos em especial os como os próprios Pedro e Manuel ficaram mutilados privados da laringe e com isso a capacidade de falar naturalmente com as cordas vocais, além de outras limitações respiratórias, etc..

Em representação da LPCC e da MovApLar, também como a partida foi na cidade de Setúbal, a Câmara Munocipal com o próprio empenho da sua Presidente também se associou ao evento, apoiando na logística do percurso e promovendo protocolos com cidades durante o percurso, nomeadamente com cidades-gemeas como Tordesillas em Espanha e Tui em França.
A Diocese de Setúbal e a Caritas Portuguesa devido não só ao carácter religioso que tinha metas em locais sagrados (Fátima, Lourdes e Vaticano) também se associaram.

Esta ciclo-peregrinação foi um sucesso, pois os cerca de 2900 km percorridos em 28 dias, foram sobejamente enriquecidos pelo apoio e carinho das populações de todo o percurso mas também sobretudo porque assumimos ser portadores de mensagens de gratidão, de esperança e Fé de muita gente que nos pedia levar algo a depositar nos locais sagrados que esperavam serem simbolicamente abençoados.

Nesta Ciclo-peregrinação de 2017, o Tiro de Partida simbólico foi disparado em Belém, a 23 de Abril do Colégio de São José após missa na capela pelo Frei Bento Domingues, seguido de cortejo de amigos em percurso até ao fim da Calçada da Ajuda, junto do Palácio de Belém.

A partida fez-se de Barcelona, onde se realizou X Encontro Internacional de Laringectomizados (a 29 de Abril),  com cortejo de grupos de ciclistas da região a colorir em pompa e circunstância.

Estamos na recta final dos 14 dias, cujo percurso tem sido acompanhado de eventos locais, sejam por localidades já nossas conhecidas da outra peregrinação, sejam outras que entretanto aceitam aderir participar em festa. 

Está prevista a chegada a Fátima a 13 de Maio, no cume da celebração do centenário deste local sagrado, com a presença do Papa Francisco e do Presidente da República Portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa.

cd35744c-82b5-4b88-a7b0-1a7577303ad1.jpg

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.