Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Ciclo "Reencontros" celebra a (boa) vida na corte francesa do séc. XVI | 11 maio | Palácio de Sintra

“REENCONTROS” CELEBRAM A (BOA) VIDA

NA CORTE FRANCESA DO SÉC. XVI 

 

O histórico Ensemble Clément Janequin protagoniza a segunda proposta dos “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra”, no dia 11 de maio, num programa preenchido com canções renascentistas ricamente descritivas e evocativas e que fundem de modo único os universos popular e erudito.

 

 

O ciclo “Reencontros” prossegue com um concerto no sábado, 11 de maio, às 21h30, na Sala dos Cisnes do Palácio Nacional de Sintra. Será uma noite dedicada à canção francesa do séc. XVI, protagonizada pelo Ensemble Clément Janequin, dirigido pelo contratenor Dominique Visse.

 

No séc. XVI, as canções polifónicas de teor profano estavam muito associadas à mesa, acompanhando banquetes e refeições, num ambiente restrito. Na verdade, constituíam um divertimento, um entre vários outros prazeres que confluíam no ato de comer em conjunto. É esta atmosfera que o programa “Clément Janequin e seus contemporâneos - polifonia do séc. XVI” pretende recriar no segundo concerto de “Reencontros”.

 

Clément Janequin (1485-1558) foi compositor, poeta e excelente contador de histórias. Dotado de um humor, ora fino, ora truculento, era uma personagem pitoresca na sociedade francesa do séc. XVI e as suas canções traduzem bem aqueles “jogos” cortesãos adornados com iguarias, vinho e muita sedução. O programa que ouviremos no próximo sábado recupera essa celebração da (boa) vida, num registo pleno de humor e que viajará com desenvoltura entre o refinamento e o indecoroso, contrastes, afinal, tão ao gosto das cortes renascentistas.

 

O ciclo “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra” é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo. Os “Reencontros” dão continuidade à 5.ª Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que iniciou em março com os “Serões Musicais no Palácio da Pena”, e termina com o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, em outubro e novembro.

 

 

image002.png

 

Informações úteis:

Preço de bilhete por concerto: 15€

Preço de Bilhete Ciclo (4 concertos): 51€

Capacidade da Sala dos Cisnes: 160 lugares

 

Locais de venda: Bilheteiras da Parques de Sintra, FNAC, Worten, El Corte Inglés, Altice Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Postos de Turismo de Sintra e Cascais.

Online em www.parquesdesintra.pt e em www.blueticket.pt

M/6

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.