Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Ciclo Reencontros | Razão e sentimentos na música renascentista em dois concertos no Palácio de Sintra | 20 e 21 julho

image004.jpg

 

Nos dias 20 e 21 de julho, o ensemble vocal italiano Odhecaton presta tributo à mais brilhante “escola” de composição do Renascimento: a franco-flamenga. Os dois programas que prepararam para os seus concertos no Palácio de Sintra ilustram o modo como esses compositores usaram as facetas racional e emocional da música para um mesmo fim: a beleza e fruição estéticas. 

 

No dia 20 de julho, às 21h30, o concerto “‘Flos Florum’ – Simbologia do número e devoção Mariana na polifonia franco-flamenga” é dedicado ao lado aritmético e geométrico da Música, numa tradição que, vinda da Grécia antiga, foi estabelecida desde o século VI com a inclusão da Música no ‘Quadrivium’ das artes liberais (as disciplinas científicas). O repertório escolhido percorre um século de história, tendo como fio condutor a devoção a Nossa Senhora.

 

No sábado, 21 de julho, pelas 21h30, o segundo programa dos Odhecaton homenageia Orlando di Lasso, um dos maiores compositores do século XVI. Sob o título “Os Humores de Orlando di Lasso”, aborda sobretudo a vertente profana da sua produção polifónica, tendo por base os ‘humores’ (ou estados de espírito) contrastantes, do lamentoso e melancólico ao alegre e burlesco; mas sem esquecer a componente sacra, na qual a celebração da fé vai de par com a pura beleza sonora.

 

Os Odhecaton, ensemble vocal masculino fundado em Itália, em 1998, por Paolo da Col, já foi galardoado com alguns dos mais prestigiados prémios mundiais na sua área. 

 

O ciclo “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra” é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Divino Sospiro - Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo. “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra” dá continuidade à 4.ª Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que iniciou em março com os “Serões Musicais no Palácio da Pena”, e termina, em outubro e novembro, com o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”.

 

 

Informações úteis:

Preço de bilhete por concerto: 10€

Capacidade da Sala dos Cisnes: 160 lugares

 

Locais de venda: Bilheteiras da Parques de Sintra, www.parquesdesintra.pt, www.blueticket.pt, FNAC, Worten, El Corte Inglés, Altice Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Turismo de Lisboa.

M/6