Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Ciclo "Reencontros" traz o esplendor veneziano até Sintra | 4 maio

image004.jpg

 

O Ensemble La Fenice inaugura a 5.ª edição dos “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra”, com um concerto no sábado, dia 4 de maio, que transportará o público até à cidade de Veneza. No mais antigo paço real do país serão recriadas a solenidade e a magnificência das cerimónias de coroação dos doges no séc. XVI.

 

 

A quinta edição do ciclo “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra”, com direção artística de Massimo Mazzeo, tem início no dia 4 de maio, às 21h30, com um concerto dedicado à música veneziana do séc. XVI. Em estreia neste ciclo, o Ensemble La Fenice, com direção do cornetista Jean Tubéry, propõe-se recriar a cerimónia de coroação dos doges e transmitir o ambiente festivo que esse importante ritual cívico e ato público imprimia à cidade lagunar.

 

O programa “Giovanni e Andrea Gabrieli – Música Veneziana do séc. XVI”, preenchido com obras de Giovanni (1557?-1612) e Andrea Gabrieli (1532/33-1585), foi especialmente concebido para a Sala dos Cisnes do Palácio Nacional de Sintra, o que implicou uma disposição da plateia diferente da habitual, permitindo que o público vivencie ainda mais de perto o espetáculo.

 

Na primeira parte deste concerto, evoca-se a cerimónia que tinha lugar na Basílica de São Marcos, com música sacra de caráter cerimonial. Depois da cerimónia, tinha lugar um cortejo pela Praça de São Marcos, após o que o ritual passava para o Palácio Ducal, primeiro ao ar livre, no pátio interior, onde acontecia a coroação propriamente dita – ato também ele público –, e depois na Sala do Senado, em cerimónia de cariz mais privado. É esta etapa da cerimónia que será recuperada na segunda parte do concerto, com música própria de ambientes cortesãos, vocal ou de dança.

 

O ciclo “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra” é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo. Os “Reencontros” dão continuidade à 5.ª Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que iniciou em março com os “Serões Musicais no Palácio da Pena”, e termina com o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, em outubro e novembro.

 

Informações úteis:

Preço de bilhete por concerto: 15€

Preço de Bilhete Ciclo (4 concertos): 51€

Capacidade da Sala dos Cisnes: 160 lugares

 

Locais de venda: Bilheteiras da Parques de Sintra, FNAC, Worten, El Corte Inglés, Altice Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Postos de Turismo de Sintra e Cascais.

Online em www.parquesdesintra.pt e em www.blueticket.pt

M/6

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.