Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

CIDADE DE AVEIRO REINTERPRETADA EM ARTE URBANA

Obras em exposição no Forum Aveiro

 

Forum Aveiro 4.jpg

 

De 7 de junho a 31 de julho, o Forum Aveiro vai ser palco da exposição de arte urbana “GaleRia”, numa união entre a tradição e os marcos mais icónicos de Aveiro e a modernidade da arte urbana. André da Loba, Catarina Glam, Francisco Fonseca, Kruella d’Enfer e Los Pepes Studio são os artistas que convidam os visitantes do shopping para uma viagem pela sua interpretação artística dos pontos históricos, turísticos e mais característicos da região de Aveiro: a ria, as salinas, os moliceiros, os palheiros da Costa Nova e as bicicletas.

 

Inspirados pela beleza cultural do local, os artistas criaram peças simbólicas do mesmo, como por exemplo uma casa de Ílhavo invertida, um “homem moliceiro” tridimensional ou até mesmo uma colorida instalação com bicicletas.

 

Francisco Fonseca, recorrendo às suas memórias de infância, escolheu representar os famosos Palheiros da Costa Nova, numa instalação cheia de cores vibrantes e linhas fortes.

 

Já Catarina Glam decidiu homenagear o moliceiro, uma profissão típica de Aveiro, através da obra de arte "Marés de Tradição", que celebra a história e o legado da região de Aveiro. A escultura captura a essência do mar, a habilidade dos pescadores e a beleza das embarcações, mantendo viva a memória de um ofício importante na cultura local. 

 

André da Loba, por sua vez, criou “De sal a sal” para representar o trabalho nas salinas, contrastando a vida dura, áspera e sem descanso, com o lado positivo da profissão - morena, rodeada de água, moliço e tons infinitos de cinzento-azul esverdeado.

 

Kruella d’Enfer é a responsável pela escultura “Goethe’s Bikes”, para a qual recuperou bicicletas inutilizadas, com uma palete de cores que se complementam, tendo impacto nas emoções e no cérebro humano. Para esta peça, a artista quis realçar este meio de transporte tão comum em Aveiro.

 

Nesta “GaleRia”, a ria de Aveiro foi reinterpretada pelos Los Pepes Studio, através de uma instalação artística, a “Ria de cores”, que convida os visitantes a conectarem-se com a natureza e com a arte, deixando-se levar pela magia dos reflexos e das cores.

 

As obras, que revelam diferentes expressões artísticas de Aveiro, estarão patentes no Piso 1 do Forum Aveiro. 

 

Com a curadoria de Los Pepes Studio, as obras estarão dispostas de modo a criar um diálogo entre elas e o espaço do Forum Aveiro, proporcionando uma experiência cultural estimulante e interativa