Ciência Viva traz pela primeira vez a Lisboa Festival com as melhores produções científicas europeias
O Festival Europeu de Documentário Científico e Novos Media - European Science TV and New Media Festival decorre no Cinema São Jorge, em Lisboa, nos próximos dias 24 e 25 de Novembro, terça e quarta-feira. A entrada é gratuita.
Durante dois dias serão exibidas as melhores produções europeias na área da ciência, tecnologia e ambiente. Para além da projecção das produções finalistas, o Festival terá também fóruns de discussão em torno de temas de ciência actuais: a Luz, no âmbito do Ano Internacional da Luz, e a Missão Rosetta.
No dia 25, quarta-feira, às 11.30, haverá uma sessão com produtores e realizadores onde estará presente Mark McCaughrean, consultor da Agência Espacial Europeia e produtor de Ambition, uma das produções a concurso. No mesmo dia, às 21.15, terá lugar a cerimónia de entrega de prémios do Festival. A gala inclui um debate sobre a Missão Rosetta com um painel de investigadores e realizadores de audiovisual europeus. O registo para este evento é feito no site da Ciência Viva.
A concurso estão 11 categorias que incluem duas novidades: as melhores produções interactivas em novos media, na qual o júri será o público do Festival, e a categoria "Melhor vídeo de um minuto filmado por jovens num telemóvel", que tem o apoio da Vodafone Portugal. Este certame distingue também a ciência e a realização no feminino, com um prémio apoiado pela L'Oréal Portugal. Entre as produtoras nomeadas estão a BBC, a ARTE France/Germany e a France 5. Também há filmes nacionais a concurso: A Ria por dentro (Universidade de Aveiro), A Floresta Mediterrânica (Universidade de Coimbra) e Ciência por miúdos (Instituto Politécnico do Porto).
O Festival Europeu de Documentário Científico e Novos Media é organizado pela Ciência Viva, a EuroScience e a EuroPAWS. Integra a programação da EuroScience e da Semana da Ciência e da Tecnologia, que decorre em todo o país entre 23 e 29 de Novembro.