Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

CINANIMA 2019: cine-concerto e sessão de filmes premiados > 7 DEZ

a1cf0089-52dc-45be-b5f5-e7f76d1b6a8a.png

 

Durante a tarde de sábado, 7 de dezembro, há cinema de animação de autor e um cine-concerto na Culturgest. O CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho - realiza, às 19:00, uma sessão com filmes vencedores do festival que aconteceu em novembro, em Espinho (entrada gratuita) e, antes desta sessão, às 16:00, realiza-se um cine-concerto de Fernando Mota e Rui Rebelo (bilhete único: 5€).

No cine-concerto, destinado a toda a família, os músicos Fernando Mota e Rui Rebelo inspiram-se no Fenacistoscópio, mais conhecido como Fantascope, o primeiro dispositivo a criar a ilusão de uma imagem movimento. O dispositivo utilizava um disco de cartão circular com 16 ilustrações sequenciais que, quando rodado, transformava-as num curto filme animado.

No espetáculo, os músicos criam uma banda sonora improvisada de excertos de filmes de animação, a partir de instrumentos feitos com objetos e brinquedos.

Na sessão de filmes, às 19:00, no Grande Auditório da Culturgest, são apresentados dez premiados deste ano do CINANIMA, que, de 11 e 17 de novembro, concentrou, em Espinho, alguns dos maiores nomes nacionais e internacionais do cinema de animação da atualidade. 

Os filmes vencedores do 43.º CINANIMA que podem ser vistos na sessão são: O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano (Menção Honrosa), Memorável, de Bruno Collet (França - Prémio do Público), Bavure, de Donato Sansone (França), A Luz Mais Escura, de Andrea Bonetti (Itália - Prémio para Melhor Curta-metragem de mais de 5 até 24 minutos), Purpleboy, de Alexandre Siqueira (Portugal - Menção Honrosa do Prémio para Melhor Curta-metragem de mais de 5 até 24 minutos), Sangro, de Tiago Minamisawa, Bruno Castro e Guto Br, (Brasil - Prémio para o melhor Documentário), Tio Tomás - A Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa (Portugal - Prémio Especial do Júri) e O meu Estranho Irmão Mais Velho, de Júlia Orlik (Polónia - Menção Honrosa do Prémio de Melhor Filme de Estudantes).

Na categoria até 18 anos, são apresentados os portugueses Dependências Não Convencionais, realizado pelo coletivo de alunos do CEPAM, Os Chapéus de Pessoa, realizado pelas crianças das oficinas do Anilupa (Menção Honrosa) e na categoria de mais de 18 anos, A Mãe de Sangue, de Vier Nev. 

O CINANIMA realiza-se desde 1976, em Espinho. É o mais antigo festival de cinema português, o terceiro mais antigo do mundo e um dos festivais de animação mais importantes do mundo. Todos os anos, a Culturgest apresenta uma seleção dos filmes premiados, feita pela organização do festival a partir dos filmes nacionais e internacionais exibidos na semana de competição.

A sessão de filmes é gratuita e os bilhetes para o cine-concerto têm um preço único de 5€ e estão à venda na Culturgest, online e na rede Ticketline.