Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Cinco atividades LGBTQIA+ friendly para fazer em Sintra no mês de junho

 
 
- As diversas iniciativas são de entrada livre e abertas a todas as pessoas que queiram participar, independentemente da idade, origem, género ou orientação sexual

- Uma marcha pelo concelho, uma Queer Party, palestras e círculos de partilha são alguns dos momentos organizados pelo Chão de Oliva e PrideTeens, grupo de jovens criado no âmbito do projeto PARTEJ


Com a chegada do mês de junho como mês do orgulho LGBTQIA+, são várias as iniciativas de Norte a Sul do país que surgem para celebrar a aceitação e inclusão e, Sintra, não é, em mais um ano, exceção. Para levar à vila romântica o orgulho, festejar a diversidade e debater alguns dos temas temas relacionados com a comunidade LGBTQIA+, um conjunto de jovens de Sintra, através do PrideTeens, grupo criado no âmbito do projeto PARTEJ - Práticas Artísticas para o Empoderamento Juvenil e promovido pelo Chão de Oliva, organizam diversas atividades gratuitas para toda a comunidade, a decorrerem em vários pontos do concelho.

As cinco iniciativas acontecem todos os fins-de-semana do mês e são gratuitas para todas as pessoas interessadas, desafiando mesmo à presença de toda a família:

1. II Marcha LGBTQIA+ de Sintra: Com início marcado para as 15h30 do dia 10 de junho na Casa da Juventude da Tapada das Mercês, a II Marcha LGBTQIA+ do concelho de Sintra é co-organizada em parceria com SintraFriendly - Colectivo Juvenil LGBTIQA+ de Sintra e Apoiantes. Esta irá percorrer as ruas da Tapada das Mercês e enchê-las de cânticos e mensagens de amor, sendo que qualquer pessoa é bem-vinda e pode ainda trazer os seus cartazes com palavras de luta, relacionadas com esta causa que é de todos.

2. Palestra “Família e a Comunidade LGBTQIA+”:  No Espaço Tapada Com.Unidade, das 11h00 às 13h00, do dia 17, terá lugar uma palestra com a AMPLOS, Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género, com a temática da família e a comunidade LGBTQIA+. Neste momento, a comunidade será chamada a debater o assunto e a participar na discussão, através de uma conversa aberta.

3. Palestra “Intersecção de Lutas”: Esta segunda palestra terá como orador o ativista Danilo Moreira que irá partilhar o seu conhecimento e experiência acerca da intersecção de lutas, no dia 24 de junho, das 11h00 às 13h00, no Espaço Tapada Com.Unidade. É também aberta a quem queira saber mais sobre a temática.

4. Círculos de Partilha: Todos os domingos do mês de junho, na Casa da Juventude da Tapada das Mercês, das 10h30 às 12h00, serão também o palco de círculos de partilha - conversas abertas sobre diversas temáticas relacionadas com o universo LGBTQIA+, em que os participantes partilharão na primeira pessoa as suas experiências, refletindo em conjunto com a comunidade. Os temas destes momentos são “Jovens na Comunidade”, “A Religião e a Comunidade”, “Sexualidade, Identidade e Expressão de Género” e “Mulheres na Comunidade”.

5. Queer Party: Para terminar o mês da melhor forma, as celebrações fecham com a primeira festa LGBTQIA+ em Sintra, a Queer Party. Esta terá lugar no dia 30 de junho, no Skate Park do Ringue da Tapada das Mercês, às 19h00, e contará com a Rafeira para animar a noite de quem estiver presente, através do seu set musical. Existirá ainda um espaço de comida e bebida assegurado pela Fresh No Meat No Fish. A festa é de entrada gratuita, pensada para qualquer pessoa de qualquer idade e estende-se até às 23h00.  

As iniciativas decorrem durante todos os fins-de-semana do mês e todos os momentos programados são gratuitos e abertos a qualquer pessoa que queira participar. É possível aceder à agenda completa do mês no site do Chão de Oliva.

PARTEJ - Práticas Artísticas para o Empoderamento Juvenil é um projeto do Chão de Oliva - Centro de Difusão Cultural que tem como objetivo promover atividades artísticas para a juventude como veículo de reflexão sobre a sua relação com a comunidade e orientação profissional, sendo cofinanciado pelo Programa Lisboa 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu no valor de 99 207.17€. O Chão de Oliva é uma entidade financiada pela Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Sintra. O projeto PARTEJ e as iniciativas do PrideMonth são ainda apoiadas pela Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins e acontecem com o apoio logístico da Casa da Juventude da Tapada das Mercês.