Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Cinco dias de sessões de cinema e conversas abertas com cineastas

Promovidos pela Escola das Artes, até 6 de julho

Cinco dias de sessões de cinema

e conversas abertas com cineastas

 

Summer School on Art & Cinema apresenta programa aberto à comunidade, com atividades que chegam a diferentes locais do Porto

 

Atom Egoyan_Créditos_Don Hall_courtesy of the Mac

 

“Cinema” vai ser a palavra de ordem até 6 de julho, na cidade do Porto. Depois do sucesso da primeira edição, a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa volta a promover a Porto Summer School on Art & Cinema, uma iniciativa dedicada ao cinema que junta alguns dos mais reconhecidos nomes da sétima arte. Para além de atividades orientadas para artistas, estudantes e realizadores, o evento apresenta também um programa gratuito e aberto à comunidade, com exposições, exibições de filmes e conversas com realizadores que vão chegar a vários espaços culturais da Invicta. 

 

O programa aberto da Porto Summer School on Art & Cinema arranca hoje com a inauguração da exposição Julião Sarmento. Film Works, às 19h30, na Escola das Artes, seguindo-se uma conversa entre o artista e o curador da mesma, Nuno Crespo, sobre o trabalho que Julião Sarmento tem desenvolvido com a imagem em movimento. Amanhã, o Teatro Municipal do Rivoli recebe Atom Egoyan, reconhecido cineasta egípcio que vai estar pela primeira vez no Porto, para a exibição do filme Futuro Radioso e para um debate no qual, juntamente com Julião Sarmento e Guilherme Blanc, irá discutir a natureza transdisciplinar do cinema contemporâneo a partir da sua experiência artística.

 

Na Casa das Artes, Admirável Mundo Novo reúne uma seleção de filmes da artista brasileira Ana Vaz, no dia 4 de julho, numa coorganização com o Cineclube do Porto. A sessão será seguida por uma conversa com a cineasta e Carles Guerra. Já o dia 5 fica marcado pela presença de Todd Solondz – cineasta premiado em festivais de cinema como Sundance, Berlim, Fantasporto e Festival Internacional de Veneza – que irá apresentar o seu filme A Vida em Tempo de Guerra, no Cinema Passos Manuel, numa parceria com o Festival Curtas de Vila de Conde.

 

Os cinco dias dedicados ao cinema encerram, na Fundação de Serralves, com a exibição dos filmes de João Maria Gusmão e Pedro Paiva. Durante a sessão serão projetados filmes recentes da dupla em 16mm. A conversa aberta contará com a presença de Sabeth Buchmann (historiadora, crítica de arte e professora na Academia de Belas Artes de Viena), Rainer Bellembaum (cineasta e professor na University for Applied Arts de Viena) e Nuno Crespo (diretor da Escola das Artes). Todas as sessões têm início às 21h30. Mais informações em http://artes.porto.ucp.pt/summerschool?

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.