Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

CINEECO começa já amanhã - Cinema Ambiental gratuito e em segurança

CINEECO 20202 - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela
10 a 17 de outubro - Seia

The Great Green Wall - Still no. 5.jpg

The Great Green Wall 

 

É já a partir de amanhã e até 17 de outubro, sábado, que a Casa Municipal da Cultura de Seia acolhe a 26ª edição do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela. Em competição estão mais de 70 filmes e documentários, de mais de 25 países. Ainda assim, este ano, o cinema ambiental português está em grande destaque.

Apesar de todas as contingências inerentes ao cenário de Pandemia, o CineEco dá um sinal de afirmação de todo um território no intuito de disponibilizar um verdadeiro serviço público à comunidade e ao público em geral. Ao abrigo de todas as normas de segurança, higiene e distanciamento social emanadas pela Direção-Geral de Saúde, o CineEco vai mesmo exibir 77 filmes e documentários em competição, em sala

A Casa Municipal da Cultura de Seia, que detém o selo Clean & Safe, estará preparada para acolher o público em segurança. O acesso às salas será restrito, com a diminuição da lotação da sua capacidade total para metade. Assim, o Cineteatro poderá acolher até 170 pessoas e o Auditório até 70. 

Dadas as circunstâncias, não está prevista a presença de alunos do 1º ciclo e jardim-de-infância, que habitualmente se deslocavam ao CineEco. Haverá, também, uma diminuição do número de convidados, como realizadores, elementos do júri da juventude, padrinhos, entre outros. Ainda assim, contaremos com os habituais debates com alguns realizadores presentes e alunos das escolas do concelho. 

As Ecotalks acontecem em sala, mas, por forma a limitar a lotação do auditório, serão transmitidas em simultâneo no Facebook do CineEco. Ao todo, vão ser 5 debates online, com duração de 50 minutos, sobre as temáticas atuais associadas ao cinema e ao ambiente. Todas as Ecotalks têm transmissão live, às 17 horas, no Facebook do CineEco, sem necessidade de pré-registo ou inscrição obrigatória.

Este sábado, dia da ABERTURA OFICIAL DO CINEECO, às 17 horas, serão inauguradas, nas galerias da Casa Municipal da Cultura de Seia. a mostra “Rumores do Mundo: Pessoas, Lugares, Outros Olhares” e a exposição do trabalho ancorado na atividade de Elsa Cerqueira, intitulado “De Tela a Tela, Cineviagens”.

Ainda neste dia, numa parceria conjunta entre o Município de Seia e o Festival DME, Hugo Simões apresenta, na Casa Municipal da Cultura de Seia, às 18 horas, a performance Finding a Place to Land .

Pelas 21h30, o concerto de abertura do CineEco ficará a cargo de Pedro e os Lobos, com a apresentação do álbum “Depois da Tempestade”. A entrada é gratuita, mas é necessário reservar entradas previamente.