Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

“CinéFrance”: Ciclo apresenta quatro dias de cinema francês

 

O Auditório Municipal de Pinhal Novo - Rui Guerreiro apresenta, entre 5 e 8 de maio, o ciclo de cinema francês “CinéFrance”.

A iniciativa, promovida pela Escola Secundária de Pinhal Novo, em parceria com o Município de Palmela, conta com os apoios da Alliance Française e Institut Français.

O programa do “CinéFrance” integra um conjunto de 11 filmes (e uma sessão de filminhos em francês, para crianças maiores de 4 anos), dirigidos à comunidade escolar e ao público em geral, com sessões de entrada gratuita para as escolas (inscrições pelo e-mail cinefranceespn@gmail.com).

 

Programa

 

5 maio

10h00 | Miss*

De: Ruben Alves

Com: Alexandre Wetter, Isabelle Nanty, Pascale Arbillot, Thibault de Montalembert

Género: Comédia

Classificação: M/14

Outros dados: FRA, 2020, Cores, 107 min.

 

Sinopse

Desde a infância que Alex tem alguma dificuldade em perceber com que género se identifica. Mas há uma coisa de que não duvida: quer vencer o concurso de Miss França. Agora que já é adulto, encontra finalmente a coragem necessária para esconder a sua identidade masculina e concorrer. Para sobreviver ao percurso, que se vai revelar mais longo e difícil do que alguma vez poderia imaginar, Alex vai contar com a sua beleza excepcional e também com o apoio incondicional da família e dos amigos próximos.

Filme de abertura da 21.ª edição da Festa do Cinema Francês, uma comédia dramática realizada pelo luso-francês Ruben Alves, depois do grande sucesso alcançado com o filme "A Gaiola Dourada" (2013). Com o actor e modelo Alexandre Wetter, conhecido pela sua androginia, a assumir o papel de protagonista, o elenco inclui ainda Isabelle Nanty, Pascale Arbillot, Thibault de Montalembert e Stéfi Celma.

 

13h40 | Gagarine*

De: Fanny Liatard, Jérémy Trouilh

Com: Alseni Bathily, Lyna Khoudri, Jamil McCraven

Género: Drama

Classificação: M/12

Outros dados: FRA, 2020, Cores, 98 min.

 

Sinopse

Quando os habitantes do bairro de Gagarine são notificados com uma ordem de despejo, algum tempo antes da demolição de todos os edifícios, Youri, um jovem de 16 anos que sonha ser astronauta, tenta por todos os modos resistir. Com o apoio de Diana e Houssam, os seus melhores amigos, embarca numa missão para salvar o seu lar, que é também a sua nave espacial.

Com assinatura dos franceses Fanny Liatard e Jérémy Trouilh, esta longa-metragem tem como ponto de partida a curta da sua autoria, realizada em 2015. As filmagens ocorreram em Gagarine, um grande bloco de apartamentos situado em Ivry-sur-Seine (nos subúrbios de Paris), antes da sua demolição, em Agosto de 2019. Seleccionado para competir no Festival de Cinema de Cannes, conta com as actuações de Alseni Bathily, Lyna Khoudri, Jamil McCraven, Finnegan Oldfield e Farida Rahouadj.

 

16h00 | Une Sirène à Paris*

De: Mathias Malzieu

Com: Tchéky Karyo, Rossy de Palma, Marilyn Lima, Romane Bohringer

Género: Comédia Romântica

Classificação: M/12

Outros dados: FRA, 2020, Cores, 102 min.

 

Sinopse

Depois de um relacionamento trágico que resultou num grande desgosto amoroso, Gaspard Snow jurou nunca mais se entregar a alguém. Um dia, após um temporal ter inundado a cidade de Paris, encontra Lula, uma sereia ferida vinda do rio Sena. Ela, que sempre se habituou a levar os homens à loucura através do feitiço do seu canto, não tem qualquer poder sobre o coração empedernido de Gaspard. Empenhado em curar os ferimentos da “rapariga”, ele leva-a para casa e coloca-a confortavelmente numa banheira, nunca imaginando as repercussões dessa decisão.

Com Rossy de Palma, Tchéky Karyo e Marilyn Lima como protagonistas, uma comédia romântica realizada por Mathias Malzieu, que escreve o argumento em parceria com Stéphane Landowsk.

 

6 maio

10h00 | Docteur?*

De: Tristan Séguéla

Com: Michel Blanc, Hakim Jemili, Solène Rigot

Género: Comédia

Classificação: M/12

Outros dados: FRA, 2019, Cores, 90 min.

 

Sinopse

Como se sabe, a profissão de médico implica inúmeros sacrifícios. Entre eles está a obrigação de trabalhar em qualquer hora e dia do ano. Nesta noite de Natal, coube ao Dr. Serge Mamou-Man assumir as funções de emergência médica ao domicílio do SOS Médecins, a instituição onde trabalha. Tudo corre relativamente bem até dar um mau jeito às costas, que o paralisa. Sem ninguém que o substitua àquela hora, só vê uma solução: pedir ajuda ao rapaz da Uber Eats que acabou de conhecer. A ideia é que ele se apresente como médico e que siga à risca as indicações que lhe dará através do auricular. Mas, à medida que a noite avança e os casos se tornam mais intrincados, tudo se vai complicando.

Com Michel Blanc e Hakim Jemili como protagonistas, uma comédia francesa realizada por Tristan Séguéla.

 

13h40 | L`Atelier*

De: Laurent Cantet

Com: Marina Foïs, Matthieu Lucci, Florian Beaujean

Género: Drama

Classificação: M/12

Outros dados: FRA, 2017, Cores, 133 min.

 

Sinopse

É Verão em La Ciotat, uma cidade costeira próxima de Marselha (França). Um grupo de jovens inicia um curso de escrita criativa com a célebre Olivia Dejazet. Entre eles está Antoine, um rapaz revoltado, de origem humilde, que ali se encontra a contragosto. A ideia do curso é desenvolver entre eles um romance policial que inclua aspectos da cidade e da comunidade em que cada um se insere. Mas quando, num rasgo de inspiração, Antoine apresenta à turma um texto de teor racista, vê-se imediatamente ostracizado por todos os outros. Olivia, apesar de desagradada com o tema, vê nessas palavras um pedido de ajuda e interessa-se pelo rapaz.

Com realização do multipremiado cineasta Laurent Cantet ("Recursos Humanos", "A Turma", "Foxfire - Raposas de Fogo", “Regresso a Ítaca"), que escreve o argumento em conjunto com o seu colaborador habitual Robin Campillo, um filme que analisa a multiculturalidade francesa e as suas dicotomias. Com a actriz Marina Foïs a encarnar a personagem de Olivia, o filme conta ainda com a participação dos estreantes Matthieu Lucci, Florian Beaujean, Warde Rammach, Julien Souve e Issam Talbi.

 

16h00 | Damien*

De: Xavier de Choudens

Com: Franck Gastambide, Melisa Sözen, Gringe

Género: Comédia/Drama

Classificação: M/12

Outros dados: FRA, 2017, Cores, 99 min.

 

Sinopse

Damien é educador numa escola primária. Quando um miúdo e a mãe deste estão prestes a ser expulsos do país, Damien decide dizer às autoridades que é o pai da criança, convencendo a irmã advogada e o melhor amigo Rudy a juntarem-se ao combate.

 

7 maio

16h00 | Les Malheurs de Sophie**

De: Christophe Honoré

Com: Caroline Grant, Anaïs Demoustier, Golshifteh Farahani

Género: Comédia

Classificação: M/12

Outros dados: FRA, 2016, Cores, 106 min.

 

Sinopse

França, século XIX. A pequena Sofia, de origem aristocrata, é uma menina incansável cujas traquinices não deixam sossegar ninguém. Paul, o primo da sua idade, é a sua pessoa preferida e o companheiro de travessuras. A vida dela era perfeitamente feliz até ao trágico falecimento da mãe. As coisas tomam proporções ainda mais dramáticas quando o pai se casa com Madame Fichini, uma mulher cruel que detesta crianças de todas as idades. Com um pai ausente e uma madrasta sempre a repreendê-la, a pequena vai ver-se constantemente em sarilhos. Mas, a seu lado, terá Madame de Fleurville, a sua bondosa madrinha, e as suas adoráveis filhas. Com realização e argumento de Christophe Honoré ("Em Paris", "As Canções de Amor", "Não Minha Filha, Tu Não Vais Dançar"), uma comédia dramática que se inspira na obra homónima escrita, em 1858, pela russa Sofiya Feodorovna Rostopchina (1799-1874), mais conhecida por condessa de Ségur, e cuja trilogia se completa com os livros "As Meninas Exemplares" (1857) e "As Férias" (1859). Caroline Grant, Anaïs Demoustier, Golshifteh Farahani, Muriel Robin e Céleste Carrale são vida às personagens.

 

21h30 | Petite Maman***

Título original: Petite Maman

De: Céline Sciamma

Com: Joséphine Sanz, Gabrielle Sanz, Nina Meurisse, Stéphane Varupenne

Género: Drama, Fantasia

Classificação: M/12

Outros dados: FRA, 2021, Cores, 72 min.

 

Sinopse

Depois da morte da avó, Nelly, de oito anos, chega com os pais à casa onde ela morava e onde a mãe passou toda a infância. Enquanto os adultos se dedicam a organizar coisas, a menina vai explorando o lugar. Na manhã seguinte, o pai explica-lhe que a mãe teve de regressar a casa e que ambos têm de ficar mais um pouco a terminar as arrumações. Nelly decide aveturar-se no bosque de que a mãe tantas vezes lhe falou, onde fica a conhecer Marion, uma menina da sua idade e extraordinariamente parecida consigo, de quem se torna inseparável.  

Com assinatura de Céline Sciamma (“Bando de Raparigas”, “Retrato de Uma Rapariga em Chamas”), um filme com interpretações das irmãs Joséphine e Gabrielle Sanz, e de Margot Abascal, Nina Meurisse e Stéphane Varupenne.

 

8 maio

16h00 | Sessão de Filminhos em Francês (M/4) **

Duração aproximada :50 minutos

 

18h00 | Un Beau Voyou**

De: Lucas Bernard

Com: Charles Berling, Swann Arlaud, Jennifer Decker

Género: Comédia/Drama

Classificação: M/12

Outros dados: FRA, 2018, Cores, 104 min.

 

Sinopse

Beffrois, um delegado desencantado que se aproxima da reforma, vê sua curiosidade atiçada por um novo furto de quadros. Amante de arte, o ladrão parece privilegiar as obras de valor intermédio, claramente para evitar chamar a atenção. Há, ainda, outro pormenor que distingue este ladrão: passa sempre pelos telhados. Para Beffrois, a investigação vai ter o seu lado desportivo.

 

Filminhos (programa)

 

HUGH S.

Nouveau, M. Navarro, A. Turbé, F. Pommiez, França, 2007, 9 min.

 

Um velho xamã partilha uma história com três crianças. Há muitos anos atrás, os pássaros não conseguiam voar e os homens caminhavam curvados porque o céu estava muito baixo. As crianças decidiram mudar o curso das coisas e tentaram levantar o céu, recorrendo a paus.

 

TEMPO DE EMAGRECER

  1. Avril, P. Chomarat, D. Dangin, T. Matland, França, 2010, 7 min.

 

E se a tecnologia permitisse perder as gorduras indesejáveis com um simples premir de botão? Graças a um aparelho mágico, é tempo de emagrecer e de tornar os sonhos realidade!

 

A FUGA PARA A LIBERDADE

  1. Collard, JP Muggianu, G. Nguyen, C. Nivoliez, França, 2010, 7 min.

 

As divertidas aventuras de um grupo de animais que tenta evadir-se de um laboratório de experiências.

 

EMBRULHANDO O SOL

  1. Kaufmann, D. Yver, G. Hoffmann, M. Fontan, França 2011, 7 min.

 

Uma menina, cuja única amiga é a sua própria sombra, anda constantemente a arranjar formas de roubar tudo o que é brilhante. Ela não resiste ao cintilar dos papéis dourados que embrulham os rebuçados nem aos balões com purpurinas. Até que repara numa coisa muita mais brilhante que decide roubar: o Sol.

 

O MIÚDO LOIRO E A OVELHA BRANCA

Eloi Henriod, França, 2013, 9 min.

 

A estória do pequeno Pierre que, de volta às aulas, relembra as férias passadas com a sua adorável ovelha.

 

DEMASIADO PRINCIPEZINHO

Zoia Trofimova, França, 2002, 7 min.

 

Quando o sol nasce no horizonte, revela algumas manchas na sua superfície. Cheio de determinação e muita paciência, um rapaz, pequeníssimo mas muito decidido, vai tentar limpar aquelas nódoas com todos os métodos ao seu alcance.

 

ELÉCTRICO 28

  1. Caussé, G. Collin, L. Grardel, A. Marchand, R. Merle, F. Meyran, França, 2019, 6 min.

 

Um casal de turistas alemão está prestes a embarcar no lendário eléctrico 28, mas quando os freios se soltam, o que inicialmente seria um passeio tranquilo, transforma-se numa vertiginosa viagem pelas ruas de Lisboa… e com um bebé a bordo!

 

* Sessões para o público escolar, com entrada gratuita.

   Inscrições: cinefranceespn@gmail.com.

 

** Sessões para o público geral, com entrada gratuita (a bilheteira abre 1h30 antes do início da sessão).

 

*** Sessões para o público geral, com bilheteira (3,46€) - a bilheteira abre 1h30 antes do início da sessão.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.