Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

CINEL PREMIADO NO CONCURSO ROBÔ BOMBEIRO

Concurso Português de Robótica

 

 

 

robo3.png

 

O CINEL participou na XIII edição do concurso Robô Bombeiro, iniciativa realizada em Julho na Guarda e venceu o prémio de “Melhor Apresentação Técnica Formato Vídeo” e o prémio especial para o robô mais pequeno que consegue cumprir o objectivo.

 

Organizado anualmente desde 2003 por docentes da Unidade Técnico-científica de Informática do Instituto Politécnico daquela cidade, o evento promove uma das tecnologias chaves do séc. XXI e põe à prova pequenos robôs móveis e autónomos com a missão de encontrar e apagar um incêndio, simulado por uma vela, num modelo de uma casa formada por corredores, quartos e salas.

 

A competição é constituída por três provas em que o robô compete individualmente numa das arenas do concurso e recebe uma pontuação calculada com base no sucesso da missão, medida pelo grau de dificuldade e tempo até apagar a chama.

 

Esta edição contou, para além de instituições académicas e entidades formadoras nacionais, com a presença de instituições de ensino espanholas. Participaram 21 equipas na classe Standard e 26 na classe Sénior.

 

O CINEL participou com equipas na classe Standard, obtendo o 6º e 9º lugares e na classe Sénior onde conquistou o 2.º, o 3.º, o 4.º, o 7.º e o 9.º lugares. A equipa que obteve a 2.ª classificação era constituída por alguns colaboradores e formadores externos do CINEL.

 

O Concurso Robô Bombeiro proporciona, tanto a estudantes/formandos, como a professores/formadores, o uso da robótica como uma ferramenta educativa, capaz de transmitir competências científicas e técnicas, bem como transversais, muitas vezes difíceis de serem adquiridas em contexto de formação em sala.

 

Desde 1985, o CINEL tem vindo a crescer de forma continuada e sustentada e hoje orgulha-se das condições técnicas de que dispõe e da qualidade da formação que ministra na preparação de quadros técnicos especializados em áreas de reconhecido interesse pelas empresas.

 

O CINEL conta com a colaboração de 50 profissionais, e de cerca de 120 formadores externos altamente especializados. Dispõe de 22 laboratórios equipados com a mais moderna tecnologia e certificados pela APCER, pela ANACOM, pela SAMSUNG, pela Microsoft IT Academy, pela CISCO e em Domótica em tecnologia KNX (EIB) e, ainda, em Microssoldadura com tecnologia SMD e BGA.

 

Incorporando os valores da excelência e da qualidade, afirma-se como um Centro de referência nacional na qualificação e certificação profissional nos domínios em que intervém.

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.