Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Clubes de Teatro sobem ao palco do São João com dois espetáculos

Amanhã e domingo, no Porto

Clubes de Teatro sobem ao palco

do São João com dois espetáculos

 

Once Upon a Time... 3 (imagens de ensaio)_cTUNA.jp

 

Once Upon a Time… é apresentado no âmbito do trabalho do Centro Educativo do TNSJ, contando com direção artística de Nuno Cardoso

 

Mais de 400 anos após a sua morte, a obra de Shakespeare continua a ser uma referência incontornável no teatro, especialmente para aqueles que iniciam o estudo desta arte. Que o digam os Clubes de Teatro Sub-18 e Sub-88 do Teatro Nacional São João (TNSJ), dois grupos amadores que resultam do projeto desenvolvido pelo Centro Educativo da Casa. Após vários meses de trabalho, os clubes vão agora subir ao palco do São João para apresentarem o resultado de um processo de aprendizagem e criação que parte das obras do dramaturgo inglês. Once Upon a Time… integra dois espetáculos: Once Upon a Time – A Verdade Secreta, que é apresentado pelos Sub-88, amanhã, às 19h00; e Once Upon a Time – Amor em Tempo de Pandemia, com interpretação dos Sub-18, no domingo, às 11h00.

 

O desafio foi lançado em setembro de 2019, e a resposta não se fez esperar. Das 20 vagas disponíveis, o São João recebeu 60 inscrições apenas para o grupo Sub-88. Reunindo diferentes gerações – o grupo Sub-18 junta jovens dos 13 aos 18 anos, sendo que o Sub-88 abrange idades entre os 16 e os 88 anos –, os Clubes de Teatro arrancaram em janeiro deste ano, com o número de participantes alargado, assim como o período de trabalho, para que tivessem a oportunidade de apresentar o projeto com a estreia de um espetáculo no TNSJ.

 

Com direção artística de Nuno Cardoso, os espetáculos Once Upon a Time… contam ainda com coordenação de Nuno M Cardoso e de Emílio Gomes. Tal como as restantes produções que estavam previstas, também os Clubes de Teatro viram os seus trabalhos afetados com a chegada da pandemia. Com a plataforma Zoom como ponto de encontro, os Sub-18 e os Sub-88 acabaram por ser parte integrante da programação online do São João. Agora, é a vez de partirem de textos de Shakespeare para a apresentação de uma leitura “ludicamente metateatral”.

 

Os espetáculos de Once Upon a Time… têm como base a intemporalidade da narrativa e das personagens de Shakespeare, permitindo transportá-las para o contexto atual. Ao trabalho de improvisação, que estava a ser desenvolvido com ambos os grupos, juntou-se o texto escrito por Emílio Gomes, que contempla as vivências e experiências dos participantes. Em Once Upon a Time – A Verdade Secreta são trabalhadas personagens dos últimos atos das tragédias de Shakespeare – Hamlet, Noite dos Reis, Rei Lear e A Tempestade. Já em Once Upon a Time – Amor em Tempo de Pandemia, recupera-se a trágica história de amor de Romeu e Julieta, adaptando-a aos dias de hoje.

 

Clubes regressam em 2021, no Dia Mundial do Teatro

Em 2021, os Clubes de Teatro Sub-18 e Sub-88 do Centro Educativo do TNSJ voltam a subir ao palco. De um processo de trabalho de três meses, mais condensado e intenso, vão ser apresentados mais dois espetáculos, desta vez para assinalar o Dia Mundial do Teatro (27 de março): E se Gil Vicente passasse na Netflix? e E se Os Lusíadas fossem uma Odisseia no Espaço?

O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.